De forma bem simples:

Inicia pelo live cd do ubuntu e selecione a opção usar sem instalar para dar uma testada em tudo.
Depois selecione a opção instalar, deve aparecer na área de trabalho.

Chegará o momento em que vc será questionado se deseja instalar o ubuntu lado a lado do outro sistema operacional. Vc pode optar por essa opção ou pela opção avançada em que vc poderia redimensionar as partições da maneira que desejar. No meu caso aqui deixei 2gb para a partição swap, 15gb para a / (talvez nem use isso tudo, mas deixei) e o restante para a /home. Claro que deixei outros 100gb para a partição ntfs que estava com windows.

Daí em diante é só seguir e vc optará qual sistema deseja utilizar quando ligar a máquina. Para facilitar ou efetuar mudanças no grub eu instalei o startup manager.

Espero ter ajudado!