Luciano,
na sua tela do Pavucontrol, tab "Dispositivos de entrada", o microfone é
estéreo? Ou seja, tem 2 canais, Frontal esquerdo e Frontal direito?
O que funcionou comigo foi destravar esses 2 canais para que possam ser
alterados individualmente. Você deve 'zerar' um deles, mantendo o outro em
qualquer nível, por exemplo 65%. Procure deixar algum gravador de som ligado
enquanto isso, somente para ver se ele indica alguma mudança.
As alterações do Pavucontrol são imediatas e não há botões como 'aplicar' e
'fechar', o que eu acho falho.

Fabiano Bovo

Quer um Sistema Operacional melhor, mais rápido, livre de vírus e ainda
grátis?? Instale o Linux Ubuntu!!
http://www.ubuntu-br.org | http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu