Acho que primeiro, antes de comprar um novo laptop/notebook, você deve
ficar atento, com os problemas de ACPI (Gerenciador de Energia) do
equipamento, se é compatível com a versão que você quer usar de linux.

Para isso, procure pelo modelo e a marca que você quer comprar. Depois vá
até o Google e procure algo como:

"ACPI HP pavilion 2114br"

Se aparecer alguem reclamando de algo, geralmente é mais incompatível nesse
aspecto.

Por a preocupação disso?

Sem o funcionamento pelo do ACPI, alguns equipamentos, não funcionam
corretamente a bateria, wireless, DVD, webcam, SD Card e outros que
dependam de Gerenciamento de Energia.

Eu tenho reparado que entre um LTS e outro, há as versões que são liberadas
mais rapidamente e os developers do Ubuntu, sempre esquecem ou melhor
deixam de compilar corretamente a tabela DSDT do ACPI, que é verdadeiro
inferno para quem não sabe lidar com Assembly.

Geralmente para corrigir, dá um trampo do caramba, como nesse(s) artigo(s)
que escrevi:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Problemas-BIOS-Laptop-Acer-Aspire-20501317-Debian-4-Etch-e-Lenny
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Resfriamento-do-laptop-Acer-30501317-no-Debian-4r04-AMD64-bits

Eu já passei por isso, a ponto de ter um laptop queimado, porque fucei
demais nele, tentando resolver o problema. Ganhei em experiência, me outro
laptop estou há 2 anos, já fiz o mesmo procedimento e não queimei mais.

Detalhe: Cada laptop/PC/Server é feito o DSDT de cada maneira, então não
tem uma receita de bolo, só os procedimentos post install da DSDT que sim,
podem ser os mesmos.

Não me mandem tabelas DSDT para compilar, porque senão você teria que me
mandar também, seu laptop. Sem isso, não dá pra fazer nada!;)

@firebitsbr