Boa tarde,

O Ubuntu precisa de nem 4GiB para a instalação inicial. Eu sempre coloco o
"/" com pelo menos 20GiB, pois o sistema em si não me preocupa, mas
temporários, cache's, e etc que já me deram um pouco de dor de cabeça.

Fora os 20GiB, o restante, em geral, vai para o home, que vai depender do
uso, de uma forma geral. Se colocar bastante filmes, músicas, pelo menos um
HD de 500GiB é melhor, mas se for só para documentos, e uma musicazinha ou
outra, 250 tá bom demais!

Abraços