Renato, João, etc.

Eu tenho plena consciência de que grande parte dos sites (em especial os maiores) coletam informação. Mas todo mundo sabe disso, pelo menos é algo que qualquer usuário que pesquise um mínimo fica sabendo.

Entretanto, junto com o "produto Ubuntu", para utilizar o termo do João, é vendida uma ideologia, a do software livre, cujas diferenças em relação ao que é pago são o principal ponto de propaganda.

Quando você passa coletar informações sem dar essa informação ao usuário, você quebra uma cadeia de confiança. Eu entendo que a Canonical, sendo uma empresa, precise gerar lucro. Entretanto, o projeto Ubuntu, pelo que eu sei, conta com o trabalho de muita gente de forma gratuita para traduzir, e várias outras contribuições, justamente em nome desta bandeira que é o software livre, então você chuta a canela de quem trabalha de graça ao fazer esse tipo de invasão de privacidade. Pode ser um tiro no pé para a Canonical mesmo, pois os usuários podem migrar para outra distro que não inspire esse tipo de desconfiança e, ainda, os colaboradores podem migrar da mesma forma.

Eu pago por um software ou serviço, se você me disser o valor, o que me oferece (obviamente tem que ser algo que me interesse), e que o preço seja aceitável em relação ao que vou receber.

Abraço a todos,

Leonardo


Em 09-12-2012 02:08, Renato Costallat escreveu:
Todos os lugares hoje em dia utilizam as informações dos usuários,
facebook, google, gmail, etc!
ã
Vocês estão fazendo tempestade em copo d' água!

2012/12/8 gil <[email protected]>:
Caso houvesse hoentidade, o Ubuntu deveria perguntar ao usuário na
instalação se o mesmo aceitava ou não enviar a "pesquisa" prá Canonical.
Caso não, desabilitaria por default! O que acontece é que ajudou a tirar
a credibilidade do linux perante o povão, isto sim. Cagada da grossa!
Larguei, fui pro Sabayon...

On 07-12-2012 16:56, Fábio Rabelo wrote:
Isto é "old news"  , noticia velha !!!!

Sim, o 12.10 tem isto ... e sim, é só desabilitar e pronto, existem dezenas
de tutoriais de como desabilitar esta função espalhados pela NET !!!

Aqui mesmo na lista este assunto já foi debatido ....


Fábio Rabelo
--
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br



--
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

Responder a