Boa tarde Paulo,

Sei que não vai acrescentar em nada, mas, para mim, ainda é um caminho
oculto no Ubuntu.

Uma vez tentei até configurar no terminal as exceções do proxy, através da
variável de ambiente NO_PROXY, mas sem resultado.

Aqui na minha empresa utilizo proxy, e eu trabalho com o sistema
configurado apenas com o FF definido o proxy.

Outras aplicações que precisam eventualmente consigo configurar, no
entanto, outras, como o Eclipse, sem chances...

Abraços