All,

Thought it would be nice to translate the original message to the brazilian portuguese language in case we'd want to reach a broader audience.  So I did it...

Cheers,

Og


Ubuntu Desktop News - Primeira Edição!

Senhoras e Senhores, bom-vindo à primeira edição de UDN, a Ubuntu Desktop News.  UDN será publicado aleatoriamente de vez em quando, mas se tudo for bem, haverá uma nova edição à cada duas semanas.

Por favor note que não há nenhum formato definitivo para UDN e que *você* pode mudá-lo e fazê-lo melhor.  Como o desktop do Ubuntu.

Nesta edição: 
 * GConf deve ser mais rápido do que sempre
 * Menu simplificado para o usuário
 * Como instalar um arquivo .deb?  Clique-duplo nele!
 * Todas suas traduções são nos pertencem
 * Diálogo novo do logout
 * O que há de novo no desktop dapper?
 * Luz ... no rhythmbox
 * Entrevista com um herói do desktop
 * Amavel tarefas para amantes do desktop
 * Reuniões da equipe Desktop Team
 * Dias do Abraço (Hug Days)
 * Sobre a equipe Desktop Team


GConf deve ser mais rápido do que sempre
==============================
==========

Em um desenvolvimento surpreendente, Sébastien uploaded um GConf novo com diretórios fundidos [1].  Nós poderíamos explicar o que é, o que isto muda, por que isto é bom e porque você sempre o quiz, mas não, detalhes técnicos são super chatos, não?  Ok, também haveriam alguns erros em nossa descrição já que nós ainda não tivemos o tempo para o olhar nos detalhes; -)  Mas o que é importante é que isto deve melhorar consideravelmente o desempenho, especialmente o tempo do início de uma sessão.  Você não vê como a equipe Desktop Team o ama? :-)

[1] http://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-desktop/2005-November/000020.html


Menu simplificado para o usuário
================================
Logo após a conferência Ubuntu Below Zero, decisões foram tomadas para tentar fazer os menus ainda mais fáceis de usar para os usuários.  Martin, Michael et Sébastien trabalharam em esconder as ferramentas da administração para os usuários que não podem usá-las (e o update-notificador também foi escondido para estes usuários) [2].  Além disso Sébastien e outros packagers identificaram todos os ítens de menu que não são tão usados frequentemente e os esconderam de forma padrão. [3].    Aqueles ítens podem naturalmente ser novamente visualizados usando o editor do menu.

[2] https://wiki.ubuntu.com/HideAdminToolsToUsers
[3] https://wiki.ubuntu.com/MenusRevisited


Como instalar um arquivo .deb?  Clique-duplo nele!
==================================================
você acabou de abaixar um arquivo .deb da net e você deseja instalá-lo.  Como se faz isso?  Simplesmente clique 2 vezes (clique duplo) nele!  Com gdebi [4], você pode fazê-lo sem pensar sobre todas as dependências:  tudo funcionará sem problemas, como ilustrado neste screenshot [5].  Após 4 minutos de reflexão, seu autor, Michael, disse-nos que o "gdebi mudará a maneira que seu computador funciona".

[4] http://packages.ubuntu.com/dapper/admin/gdebi
[5] http://people.ubuntu.com/~mvo/gdebi/gdebi-3.png


Todas suas traduções são nos pertencem
======================================
Martin e Zygmunt fizeram as mudanças requeridas para ter as traduções dos arquivos .desktop (os arquivos usados para descrever os ítens de menus) nos pacotes de linguagem (language packs) [6].   Esta mudança permitirá os tradutores a atualizar as traduções destes arquivos em Rosetta, e tornará o update das traduções mais fácil.

[6] https://wiki.ubuntu.com/LangpacksDesktopfiles



Diálogo novo do logout
======================
Manu começou a trabalhar em um novo diálogo de logout [7].  Este diálogo será mais bonito do que qualquer coisa que existe no universo.  Ok, talvez não tão bonito, mas você entendeu a idéia.  Permitirá o usuário de logout, trocar de usuário, reiniciar/sleep/hibernar/desligar o computador com um simples clique.  Um "Caramba, que troço mais maneiro" screenshot está disponível para sua babação [8].

[7] http://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-desktop/2005-December/000056.html
[8] http://www.manucornet.net/GNOME/logout_dialog/Capture.png


O que há de novo no desktop dapper?
===================================
Com o upload do GNOME 2.13.3, muita coisa maneira foi parar no Dapper.  Talvez uma da inovações mais prometedoras é a integração de busca no nautilus: simplesmente pressione CTRL + F em uma janela do Nautilus e sinta todo o "amor" dos mantenedores do Nautilus.  Você poderá pegar mais informações sobre isto em uma entrada do blog de Alex Larsson [9].

Algumas outras inovações ainda frescas do GNOME 2.13.3 incluem:  um codebase novo do Gedit que o permitirá editar fàcilmente arquivos remotos, um pouco de "amor" na reorganização de abas do gnome-terminal (para todos os amantes de terminal ;-)) e muito trabalho na área de desempenho (olhe a versão nova do pango!) o qual deve fazer seu desktop sentir muito mais leve!

GStreamer 0.10 foi lançado no começo dezembro [10] e nós não conseguimos resistir:  já está disponível em Dapper [11], e assim você já pode começar a brincar com ele.  Mais e mais aplicações irão usá-lo no futuro próximo!

Um bom  pacote novo é nautilus-actions [12]:  faz possível executar programas fàcilmente em arquivos selecionados no nautilus.  Experiemente e prometo que você vai amá-lo.

E se você sentia que era difícil emitir arquivos com bluetooth, simplesmente tene a última versão do nautilus-sendto [13] o qual agora suporta transferência de arquivos do bluetooth.

[9] http://blogs.gnome.org/view/alexl/2005/12/07/0
[10] http://gstreamer.freedesktop.org/documentation/gstreamer010.html
[11] http://packages.ubuntu.com/dapper/source/gstreamer0.10
[12] http://packages.ubuntu.com/dapper/gnome/nautilus-actions
[13] http://packages.ubuntu.com/dapper/gnome/nautilus-sendto


Luz ... no rhythmbox
====================
Rhythmbox é um reprodutor de música do GNOME.  Ele o permite organizar e escutar toda sua música com uma interface agradável e fácil de se usar.  O desenvolvimento está muito ativo mais uma vez, e nos últimos lançamentos já podemos encontrar algumas inovações interessantes:

 * suporte de podcast
 * suporte audio cd
 * suporte ao ipod
 * suporte de DAAP (desabilitado agora no dapper, mas será habilitado em breve!):  isto o permitirá compartilhar sua música na rede
 * suporte para queimar CD
 * edição de etiquetas (tag) para alguns formatos
 * e naturalmente, muitos reparos de erros (bugs)

Você pode testá-lo instalando o pacote do rhythmbox [14].

[14] http://packages.ubuntu.com/dapper/gnome/rhythmbox



Entrevista com um herói do desktop
==================================
Sébastien Bacher é provavelmente mais conhecido em Ubuntu como o cara maluco que pode empacotar todos os módulos de GNOME mais rápido do que você pode ler esta sentença.  Ele ajudou (e ainda ajuda) a empacotar o GNOME para Debian antes de juntar-se ao Ubuntu e fazendo alguns fatos heróicos que até hoje aterrorizam criançinhas, como empacotar GNOME 2.8.0 em menos de dois dias para a primeira visualização pública do Ubuntu.  Vamos falar um bocadinho com este cara francês.

UDN:  Quando nós olhamos seu trabalho, às vezes nos perguntamos como você pode fazer tudo isto.  O que você come cada manhã?
Sébastien Bacher:  Depende do dia, mas um café prá me acordar com certeza!  Geralmente pão/manteiga/geleia ou alguns biscoitos quando estou com preguiça :)

UDN:  Agora sério, pode você nos dar um sumário de suas atividades no Ubuntu?
SB:  Algumas pessoas me chamam "sebuild", sou como que um "atualizador serial" :).  Piadas a parte, meu trabalho principal é atualizar pacotes do GNOME todas as vezes que upstream lança um novo tarball e lidar bugs que recebemos sobre os pacotes do GNOME (a maioria do material do desktop).  Daniel (dholbach) está trabalhando nisto comigo agora há alguns meses.  Eu também corrijo alguns bugs and programo quando não estou atrazado com meus pacotes e no bugzilla.

UDN:  Alguns de nós sabem que você torce para o FC Metz (uma equipe francesa do futebol).  Por que tal absurdo?  Tipo, por que você suporta uma equipe que não pode ganhar? :-)
SB:  Que tipo de insinuação é essa?  Eles ganharam um jog por 2 - 0 este ano :p

UDN:  Você ainda está trabalhando no Debian.  É necessário muita organização para fazer o trabalho de Ubuntu e de Debian?  Ou é algum tipo de trabalho sincronizado na maioria das vezes?
SB:  O problema não é realmente a organização mas sim trabalhar em 2 coisas diferentes quando se pode somente usar uma de cada vez.  Eu tendo a tentar empurrar os reparos upstream porque é o lugar onde faz sentido; o trabalho entre os distros é basicamente de sincronização.

UDN:  Você não fêz um vôo padrão para ir à Ubuntu Below Zero:  você voou no Cannonical One.  Como foi voar no jet do Mark?
SB:  Foi realmente uma grande experiência!  Você deveria tentar um dia se tiver a oportunidade um dia;)

UDN:  Como você pensa que a comunidade Ubuntu *deveria* ser?  Há algunma coisa que você gostaria de ver melhorada?  Ou coisas que você gostaria de permanecer o mesmo?
SB:  Eu provavelmente não sou a melhor pessoa para perguntar isso, eu tendo a estar completamente ocupado e eu não olho realmente os usuários canais/forums/listas.  Eu tenho lido muitos bons comentários, e eu estou bastante impressionado como os membros do Ubuntu-fr são ativos (lista, forum, website, wiki, traduções no rosetta, eventos, associações...) e o número de pessoas visitando o local, inscritos na lista ou a equipe de tradução.

A comunidade de usuário é grande mas eu não seria contra ter alguns contribuinte novos para as tarefas das distribuições (fora das traduções), a equipe desktop por exemplo.  Ter um grupo forte de pessoas para fazer anuncios, marketing, etc para eventos seria bom também.

UDN:  É o marrom sua cor favorita?
SB:  Não. (eu uso o padrão clearlooks e não o tema do ubuntu)

UDN:  O que você planeja fazer no futuro próximo no desktop do Ubuntu?
SB:  Você pode ler os planos para dapper no wiki, especialmente DapperDesktopPlan.  Basicamente algumas lustradas no desktop atual, mudanças nao revolucionárias desde que o objetivo do Dapper é ser super estável :)

UDN:  Diga-nos um pouco sobre Moselle, onde você vive.
SB:  Que posso dizer.  Para começar, não é na Alemanha mesmo se parece ser uma piada popular em sua área :)  O tempo é continental clássico, você pode discutir se é agradável ou não mas eu gosto... e nós temos uma grande equipe de futebol por perto, o FcMetz, você não pode ter tudo, pode? :)

UDN:  Muito obrigado, Sébastien.  Continue com o grande trabalho!


Amavel tarefas para amantes do desktop
======================================
Amavel tarefas (love tasks) são algumas das coisas que nós gostaríamos de ver no desktop do Ubuntu.  Algumas das tarefas podem ser difíceis de executar, outras podem ser fáceis.  Tente terminá-las e se você tiver algumas dificuldades, basta perguntar: todos na equipe desktop estarão felizes em te  ajudar.

Para esta primeira edição, nós selecionamos uma tarefa de código e duas tarefas de empacotar para serem implemtadas.  Este é um bom primeiro passo para juntar-se ao Desktop Team!  Se você estiver interessado em completá-las, simplesmente envie um email para ubuntu-desktop at ubuntu.com

1. O gtk fileselector dever apontar para "Documentos" por padrão
 = > o comportamento mudou com GTK 2.8.7, e 001_fs_documents.patch necessita ser atualizado.

2. o pacote GShow TV
 = > o pacote http://staff.akumiitti.fi/~pvakevai/gshowtv/

3. o pacote Gnomolicious
 = > http://www.nongnu.org/gnomolicious/


Reuniões da equipe Desktop Team
===============================
A primeira reunião da equipe Desktop Team ocorreu em novembro 25.  Daniel enviou algumas notas sobre isto [15].  A conclusão principal foi que a equipe necessita mais organização, mais publicidade e mais informação em o que nós fazemos e em como é feito.  Adivinha o que?  Um do objetivo de UDN é ajudar com isto :-)

A próxima reunião será realizada na sexta-feira dezembro 16 às 16:00 UTC, em #ubuntu-meeting.

[15] http://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-desktop/2005-November/000025.html


Dias do Abraço (Hug Days)
=========================
Todo dia é um dia de abraçar.  Mas há os dias especiais do abraço que também são dias do bug (erro).  Algumas pessoas também dizem que tod dia é um dia do erro.  E então, logicamente, cada dia é um dia do abraço e um dia do erro.  Bem.  Isso é verdade.  Mas há certos dias especiais.  Ok, talvez isto não ficou bem explicado?  Vamos começar outra vez com uma introdução real.

Os dias do abraço são os dias do erro do Ubuntu [16].  Nós não sabemos ao certos se outras pessoas fora da equipe desktop também se referem a eles como dias do abraço.  Em todo o caso, se você tiver algum tempo livre, você pode fazer uma diferença organizando alguns erros.  Não é difícil e qualquer um com um browser pode fazê-lo.  E advinha o que:  você poderá  encontrar-se com muitos dos membros da equipe Desktop Team.  É realmente uma boa forma de contribuir.

O próximo dia do abraço acontecerá nesta quarta-feira dezembro 21, em #ubuntu-bugs.

[16] http://wiki.ubuntu.com/UbuntuBugDay


Sobre a equipe Desktop Team
===========================
Para mais informação sobre a equipe desktop, veja:
  https://wiki.ubuntu.com/DesktopTeam

Todos são naturalmente convidados a juntar à equipe:
  https://wiki.ubuntu.com/DesktopTeam/GettingStarted

Se você quiser enviar alguma notícia para a próxima edição de UDN, por favor envie um email para a lista ubuntu-desktop:
  http://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-desktop

Vincent


--
"The surest sign that intelligent life exists elsewhere in the universe is that it has never tried to contact us." Calvin and Hobbes (Bill Watterson)

Og B. Maciel

.NET / Oracle Developer by day
Linux Evangelist by night

Linux Registered User 286200
Ubuntu Linux Member
-- 
ubuntu-desktop mailing list
[email protected]
http://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-desktop

Reply via email to