CROSTA DE GELO EM LUA DE JÚPITER DIFICULTA BUSCA POR VIDA

Os pesquisadores que pretendiam vasculhar o fundo do oceano de Europa, uma lua
de Júpiter, em busca de possíveis sinais de vida receberam um verdadeiro balde
de água fria.Novos cálculos baseados em imagens captadas pela nave Galileo, da
Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), indicam que a crosta de gelo que
recobre a parte líquida do oceano de Europa tem 19 quilômetros de espessura -
grossa demais para que qualquer espaçonave consiga perfurar e ver o que há
debaixo dela."Isso aumenta o desafio para planos futuros, mas não encerra o
debate sobre se há vida em Europa. Ainda precisamos ir até lá", disse Paul
Schenk, do Instituto Lunar e Planetário de Houston, no Estado do Texas.Os
cientistas suspeitavam que a camada de gelo tinha cerca de um quilômetro de
espessura, mas Schenk chegou à nova conclusão depois de comparar imagens de
Europa com as de outras luas de Júpiter. Tamanha espessura da crosta também
significa que pode haver menos possibilidade de existir vida no oceano líquido,
embora Schenk afirme que a vida pode se manter sob tais condições.Europa é uma
das três luas de Júpiter. Imagens obtidas por espaçonaves sugerem que há um
oceano de água sob a crosta de gelo, com uma profundidade de até 95
quilômetros, e que a vida poderia ser alimentada por fontes de calor
subterrâneas.Por isso Europa é colocada pelos cientistas, junto com Marte, na
lista de locais onde a vida pode existir ou ter existido no passado.O estudo de
Schenk foi publicado na revista "Nature". Fonte: Internet /astronomynews. ou
http://www.gea.org.br/infojun02.htm

Aqui neste link mostra a foto de um pequeno pedaço da região da superficie de
Europa tirada pela sonda Galileu.

http://www.on.br/revista_ed_anterior/novembro_2003/noticias/noticias/galileu/imagens/02_Conamara_lg.jpg