  From: AVENA
  To: ufoburn@yahoogrupos.com.br
  Sent: Sunday, May 01, 2005 10:57 PM
  Subject: uRe: [BURN] 19 km de gelo, pra começar

  Josef

      Eu tenho certeza de que, se houvesse interesse
real e uma certa necessidade (ex. corrida espacial
entre Us e USSR), nossa geração poderia saber o que há
realmente abaixo da crosta de gelo.

      Agora, colocar um satélite em órbita, uma sonda
que irá derreter 19 km de gelo para descer e outros 19
para subir e retransmitir o sinal atravéz da base na
superfície, parece fácil, mas, obviamente, não há
tecnologia (ou verba para desenvolve-la) por enquanto.

      Eu, tanto quanto vc e muitos da lista, gostaria
que já houvesse uma missão pronta para lancamento e
que tudo desse certo, mas, como disse anteriormente,
todos os cientistas engajados neste tipo de missão,
têm que fazer belas propagandas sobre o assunto. Se os
cientistas da Nasa e da Esa apresentarem os inúmeros
impecílios e as poucas chances da missão ter exito
antes que os orgãos responsáveis pela verba estejam
determinados a mandar algo para lá, seria como cavar o
túmulo de suas carreiras.
      A matéria mesmo diz que, no mínimo, missões
deste tipo não serão possíveis até 2016 (na verdade,
acho que estão sendo otimistas)

  Acho que, antes de mandar uma sonda para tal feito
(derreter a crosta, ver o que abaixo dela e cavar para
voltar com dados), os "investidores" teriam que ter
uma certa certeza de que pode haver algo lá.
      Até agora, só nos foram apresentados conjecturas
otimistas pessoais de que pode haver vida lá. Não
acredite que os "investidores" irão gastar a fortuna
necessária para tal feito, acreditando que talvez não
haja nada lá. (que é o que pensam).
      Quando eles forem realmente convencidos da
possibilidade da existencia de vida lá, aí sim,
poderemos ficar entusiasmados em procurar o que há
abaixo da superfície.
      Acho que, por ora, os orgãos responsáveis (Nasa,
Esa e outros) deveriam fazer observações a distancia
(e quem sabe, pousar algo lá para "arranhar" a
superfície) da lua e tentar coletar informações que
possam sugerir que há vida lá.

      Depois eu comentarei mais, pois o sono me impede
de continuar, mas apesar da sua sugestão, estou sempre
bisbilhotando o site da Nasa para saber o que estão
planejando e quais são suas intenções e
possibilidades. Pelo que ví até agora, tal proeza está
longe de ser atingida.

  Cito alguns trechos da matéria...

  The discussions are at a very early stage - and a
mission that would launch no earlier than 2016 is some
way off becoming a reality.
  "You've got to have a relay satellite," he
explained. "You go together; you fly out there in
tandem.
  I would like deep-penetrating radar [on an orbiter].

  "I believe you get more by getting the global
picture than you do by scratching and sniffing the
surface." But the pressure to go down to Europa's
cracked and blotchy surface would be immense...