Creio que nem vale a pena ficar criticando a Rede Globo e seus programas
inúteis. Quando eu soube que o Fantástico abordaria a ufologia, calculei que
esta abordagem seria superficial, com entrevistas de atores e atrizes, ao invés
de entrevistar alguém que realmente entenda do assunto. Dito e feito. O que um
ator da Globo sabe sobre ufologia? De que vale a opinião desta pessoa? No meu
entender, é o mesmo que perguntar para um padeiro o que ele pensa a respeito do
limite de escoamento de uma liga martensítica (sic!!!).

É evidente que qualquer pessoa pode ter sua opinião a respeito do que quiser.
Mas uma opinião baseada no real conhecimento dos fatos vale muito mais que uma
opinião acomodada.

Eu sempre gostei de ufologia. No início, achava tudo duvidoso. Posteriormente
passei a comprar livros e buscar o máximo de conhecimento possível sobre o
assunto. Fiz parte de grupos ufológicos, conheci vários ufólogos e iniciei
minha própria pesquisa. Juntamente com alguns colegas também interessados no
tema, como a Carla e o Andrew Quetzalcoatl, passei a investigar com recursos
próprios alguns locais onde estavam supostamente ocorrendo aparições de UFOs.
Em nenhum destes locais conseguimos avistar luzes ou objetos que não pudessem
ser explicados como de origem natural. Avistamos várias vezes bolas luminosas
no meio das árvores, que mais pareciam FANTASMAS (e pra falar a verdade até deu
medo... hehehe) do que UFOs. Acredito que tais aparições eram o resultado da
liberação de gases fosforescentes. Bem, talvez seja outra coisa, não sei. O
fato é que, quando criávamos coragem para ir até perto da fonte luminosa, ela
simplesmente desaparecia. Eita!

Atualmente continuo a investigar, por conta própria, tudo o que possa estar
relacionado com ufologia. Não sou cético nem crédulo. Felizmente, acho que
estou em uma condição bem equilibrada, buscando evidências do fenômeno sem
deixar-me lubridiar pela crença exagerada.

Caso alguém da lista queira se juntar a mim para eventuais pesquisas, será um
prazer manter contato e ir até estes locais. Pode até ser que não encontremos
nenhuma evidência, mas a própria aventura já vale por si só.

Everton Spolaor

http://br.download.yahoo.com/messenger/