Concordo com boa parte do que você bem escreveu, Everton. Mas penso
que continua sendo melhor utilizar o termo "realidade", ao invés
de "verdade".

"Verdade" é uma palavra repleta de associações, e seu uso pode
atrapalhar muito.

Mas não sou o dono da verdade, é apenas minha opinião. :)

Mori

--- Em ufoburn@yahoogrupos.com.br, Everton Spolaor
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> Mori,
> É correto dizer que o antônimo da PALAVRA "verdade" seja a
palavra "mentira". No entanto, podem existir diversos e diferentes
antônimos para o SIGNIFICADO desta palavra. Ao invés de mentira, eu
posso dizer que o antônimo da verdade é a ignorância ou a incerteza.
Isso depende do tópico que se está analisando. Por exemplo, vamos
supor que você está na rua e encontra um amigo seu. Se o seu amigo
perguntar pra você se é VERDADE que ele está ali na sua frente, você
vai responder que sim, que é verdade que ele está ali na sua frente,
afinal de contas você o está vendo. Mas pode ser que o seu amigo
tenha acabado de ser demitido e está bastante preocupado com esta
questão, e nem está prestando atenção no que você está tentando
dizer a ele, e sequer está olhando pra você. Ou seja, o CORPO do seu
amigo está ali, na sua frente, mas a sua MENTE e seu PENSAMENTO está
bem distante. Neste caso, dizer que seu amigo está ali na sua frente
constitui uma verdade, uma incerteza, uma mentira ou uma
>  verdade apenas em parte?
>
> Indo além neste raciocínio, imagine o seguinte: você está vendo o
seu amigo bem na sua frente. De repente surge um barulho estrondoso
e persistente, e então você subitamente se vê sobre uma confortável
cama: a verdade é que você estava dormindo e SONHOU que tinha
encontrado seu amigo, e o barulho estridente era o relógio
despertador ao seu lado. Então, você acreditava estar diante do seu
amigo, mas a realidade é que o seu amigo não estava lá, e nem você
estava lá de fato. Você estava apenas sonhando. Então, o fato de eu
estar conversando com meu amigo num sonho era uma realidade? Ou uma
ilusão induzida pelo meu cérebro durante o sonho?

> Outra coisa...
> O ato de duvidar da veracidade de algo que uma pessoa diz pode
constituir uma ofensa, ou não. Depende de uma série de fatores, como
a forma como a dúvida é colocada, a educação da pessoa e
principalmente a intenção das pessoas, tanto da que duvida como da
que coloca a idéia. No transcorrer da minha vida profissional tenho
participado de centenas de reuniões com todo tipo de pessoa
(diretores de empresas, operários de chão de fábrica, fornecedores,
clientes etc.). Como sou um costumeiro observador das atividades
humanas (sic!), percebi que em muitas ocasiões as pessoas contrariam
uma determinada idéia com a simples e única intensão de aparecer e
ganhar notoriedade no grupo. São pessoas que sentem uma necessidade
extrema de impor seu "poder pessoal", e para alcançar este objetivo
utilizam de todo tipo de recurso, principalmente o de querer
menosprezar as idéias alheias. Assim, aprendi a perceber se alguém
está contrariando uma idéia minha porque tem fundamentação e
argumentação que
>  poderiam até mesmo fazer eu mudar de idéia, ou se esta pessoa
está me contrariando apenas para tentar exercer sobre mim o seu
desejo de mostrar-se superior. No meu entender, este segundo tipo de
pessoa tem mais é que ser ignorada, de forma elegante, é claro.
hehe! Levar a discussão de uma idéia para o lado pessoal é digno das
pessoas ignorantes. E pessoas ignorantes merecem ser ignoradas.

> Se PK Dick disse que "A realidade é tudo aquilo que, quando você
deixa de acreditar, continua existindo", então podemos concluir,
através do pensamento dedutivo, que existe uma realidade absoluta
para a qual não possuímos acesso. Podemos também deduzir que não
existe uma forma de distinguir claramente o que é real do que é
ilusório. Ou seja, o real existe, mas nosso cérebro é incapaza de
defini-lo com a devida certeza. Por exemplo, você está agora mesmo
lendo este texto, mas quem pode garantir que estas letras são reais?
Quem pode garantir que você não está sonhando? Não pode acontecer
que, daqui alguns minutos, você acorde e descubra que sonhou que
estava lendo as mensagens no BURN? A realidade é confusa, não?

> Mas voltando a falar de OVNIs, você questionou se existem OVNIs
reais. Bem, se eu considerar que um OVNI é algo que está nos céus e
que não pode ser identificado (e que pode ser qualquer coisa), então
é óbvio que existem OVNis reais. Muitos! Agora, se eu considerar que
um OVNI seja necessariamente algum artefato produzido por uma
civilização não terrestre, devo dizer que não sei se são reais ou
não. De acordo com os meus conhecimentos do assunto, tenho uma
inclinação a crer que existem seres em outros planetas e que existe
a possibilidade de alguma destas civilizações ter vindo até nós. Se
algum ufólogo tiver muitas evidências, pode chegar à conclusão de
que existem naves e seres de outros planetas, mas esta é uma
definição da realidade criada pela lógica da mente do ufólogo. Nem
sempre uma conclusão corresponde à realidade. Creio que para
definirmos se um OVNI é real ou não, precisamos de provas. E aí
chegamos em outra encruzilhada: o que vem a ser uma prova? Que fato,
objeto ou
>  técnica poderia constituir uma prova da existência de uma
autêntica visita de seres de outros planetas?
> [...]
>

> ========================================================
> Brazilian UFO Research Network - http://www.burn.com.br/
> ========================================================
>
> "Os incapazes de atacar um pensamento atacam o pensador"
>                                          [ Paul Valéry ]

>   Duvidas sobre a lista? Ler historico? Como mudar suas
>   configurações? Quer sair da lista? Acesse agora mesmo
>   nossa seção de Perguntas Frequentes no endereço:
>
>    http://www.burn.com.br/perguntasfrequentes
>

> Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:PUBLICIDADE
> var lrec_target="_blank";var lrec_URL=new Array();lrec_URL[1]
="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12fuai1n7/M=365837.7000707.7924794.23698
93/D=brclubs/S=2137111625:HM/Y=BR/EXP=1125546692/A=2950750/R=0/id=fla
shurl/SIG=10tift5qr/*http://br.movies.yahoo.com/";var
lrec_flashfile="http://br.i1.yimg.com/br.yimg.com/i/br/ads6/0829_lrec
_cinema_calendario.swf?clickTAG=javascript:LRECopenWindow(1)";var
lrec_altURL="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12fuai1n7/M=365837.7000707.79
24794.2369893/D=brclubs/S=2137111625:HM/Y=BR/EXP=1125546692/A=2950750
/R=1/id=altimg/SIG=10tift5qr/*http://br.movies.yahoo.com/";var
lrec_altimg="http://br.i1.yimg.com/br.yimg.com/i/br/ads6/0829_lrec_ci
nema_calendario.gif";var lrec_width=300;var lrec_height=250;

>    Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
> [EMAIL PROTECTED]
>
>    O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
Serviço do Yahoo!.