Não sei, não, Everton. A aeronave promovida por Shcratt se assemelha
a muitos projetos conhecidos e reais, mas até onde sei, não há nada
exatamente como ela. Principalmente com relação ao tamanho.
Você poderia indicar fontes, nomes e afins...?

Também fico com os dois pés atrás (e ficaria com mais se tivesse
mais pés) com relação às alegações de que tais projetos de aeronaves
discóides tiveram bases na Alemanha nazista. O único projeto
concreto de aeronave discóide da época nazista é o Sack AS-6:
http://www.kheichhorn.de/html/body_as_6.html
http://www.lonlygunmen.de/ufo/weapons/sack/as6.html
Que não era particularmente um prodígio. De fato mal voava, e era
iniciativa quase solitária de Arthur Sack. Como notado por Joel
Carpenter, mesmo as fotografias do AS-6 que conhecemos podem ter
sido retocadas -- ou isso, ou o protótipo construído era enormemente
assimétrico. Possivelmente o protótipo era mesmo assimétrico.

Ao mesmo tempo, mesmo antes da Segunda Guerra, aeronaves em forma de
disco já haviam sido exploradas em diversos países. Incluindo nos
EUA, de forma muito mais sério do que na Alemanha.

Imagino que você já conheça bem o assunto, talvez melhor do que eu,
mas então deve saber também que há muita desinformação sobre o
assunto. Mistura-se muito ficção com fato. O website Luftwaffe1946
http://www.luft46.com/
Ilustra isso muito bem. Quase todos os projetos apresentados lá são
tão reais quando a Luftwaffe em 1946.

Abraço,

Mori
http://www.ceticismoaberto.com/

--- Em ufoburn@yahoogrupos.com.br, Everton Spolaor
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> Olá pessoal.
>
> Eu já conhecia esta aeronave e sua história. Em verdade, foram
construídos muitos protótipos de aeronaves em forma de disco, sendo
que algumas (como a mencionada neste email) precisavam de pista de
pouso e outras não precisavam (a construída pela empresa Avrocar,
por exemplo, era uma aeronave em formato de disco, sem as saliências
típicas de um avião, e podia voar em todas as direções). Várias
aeronaves em formato de disco foram produzidas depois do final da
segunda guerra mundial, e um dos motivos de tais aeronaves serem
projetos secretos é que boa parte destes projetos foram roubados da
Alemanha. A Alemanha já tinha seus próprios aviões em formato de
disco e contava com projetos avançados neste sentido. Na década de
40 alguns projetistas se empenharam em projetos de aeronaves em
formato de disco a partir da idéia de que a forma discóide é a mais
perfeita forma aerodinâmica (um objeto em forma de disco mantém a
mesma perfeição aerodinânima, não importando em que direção se move,
>  pois todos os seus lados são iguais). Muito dinheiro foi
investido em projetos como o XF5U e o V173. Mas os projetistas não
conseguiram resolver o problema de estabilidade de aeronaves
discóides. Em vôos de baixa altitude e baixa velocidade estas
aeronaves discóides eram muito eficazes, mas quando eram mais
solicitadas apresentavam muita instabilidade, o que ocasionou vários
acidentes e mortes. Se alguém tiver interesse, em breve estarei
disponibilizando em um website fotografias e informações de tais
aeronaves.
> Até mais.
>
> Everton Spolaor
> Kentaro Mori <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> --- Em ufoburn@yahoogrupos.com.br, "nwdsilva" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu
Será
> que

> Não conhecia essa, e é muito interessante, mesmo. E é plausível --
ou
> pelo menos é plausível que ainda haja diversas aeronaves
experimentais
> da USAF em forma de disco que ainda não tenham sido tornadas
públicas.

> Mas há diversos elementos estranhos, nos detalhes, e na história,
> principalmente. Já de início, a história fala de um tal de "Jack",
> dando a entender que é um pseudônimo. Mas nos
supostos "documentos"
> vemos claramente que seria um tal de Jack D. Pickett. E vemos que
se
> deram ao trabalho de censurar números de telefone dos documentos,
mas
> aparentemente se esqueceram de censurar o "verdadeiro" nome
de "Jack".
> Que seria Jack mesmo.
>
> Os documentos em si são apenas cartas supostamente escritas por
Jack e
> [...]
> caso, um F-19. A mesma profusão de detalhes aparentemente
técnicos,
> quase a mesma história.
>
> De tudo isso, suspeito que Schratt tenha inventado a história,
assim
> como criou as imagens -- que abertamente admite serem apenas
> ilustrações. Talvez imagine que inventando tais histórias, tenha
mais
> chances de conhecer algo concreto sobre projetos secretos. Esta
> bizarra lógica pode ter motivado mesmo a fraude dos "documentos"
MJ12.