Texto de uma palestra -- já datada -- de Hawking sobre o tema:

- Life in the Universe
http://www.hawking.org.uk/lectures/life.html

Um trecho:

"Por que a Terra não foi visitada, ou mesmo colonizada? Eu descarto
sugestões de que OVNIs contêm seres do espaço. Penso que qualquer
visita por aliens seria muito mais óbvia, e também provavelmente
muito mais desagradável ... Eu prefiro uma quarta possibilidade: há
outras formas de vida inteligente lá fora, mas fomos ignorados.
Havia um projeto chamado SETI, a busca por inteligência
extraterrestre. Envolvia buscar sinais de civilizações
extraterrestres em freqüências de rádio. Pensei que esse projeto
merecia apoio, embora tenha sido cancelado por falta de fundos. Mas
deveríamos ter cautela antes de responder a uma mensagem, até que
nos desenvolvamos um pouco mais. Encontrar uma civilização mais
avançada, em nosso estágio atual, pode ser um tanto como os
habitantes nativos da América encontrando Colombo. Não acho que
tenham se beneficiado com isto."

Hawking é o maior físico da atualidade, mas com relação ao tema de
vida extraterrestre, não adicionada nada novo. É curioso que ele
acredite que haja vida extraterrestre inteligente, e que não somos
visitados por algum motivo; quando ao mesmo tempo acredite que a
viagem ao passado é impossível, porque não somos visitados por
turistas do tempo. A viagem ao passado também não poderia ser
possível, e a ausência aparente de turistas do tempo não poderia ter
algum motivo qualquer?

No caso de vida extraterrestre inteligente, é o paradoxo de Fermi.
No caso da viagem no tempo, é o paradoxo da audiência cumulativa.
São em verdade variantes de um mesmo argumento, e Hawking parece
conceder uma variante, mas não a outra. Sempre deixa claro, porém,
que são apenas opiniões, ou memos conjecturas.

Ainda assim, talvez Hawking seja parte da conspiração BTF4, que
procura encobrir a viagem no tempo. Eles costumam desviar a atenção
falando de seres alienígenas e discos voadores, quando no século
XXXIV, depois de colonizar toda a Galáxia, constataram que realmente
estávamos sozinhos. O que só os incentivou a viajar ao passado para
conhecer as bizarras formas de vida de então.

Mori
http://www.ceticismoaberto.com/

--- Em ufoburn@yahoogrupos.com.br, "Fabiano Oliveira"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> [...]
hoje
> em Berlim que há vida inteligente extraterrestre. Hawking, que se
> comunica somente através de um computador devido a uma enfermidade
> degenerativa chamada esclerose lateral amiotrópica, falou sobre "o
> universo" no salão nobre da Universidade Livre de Berlim,
abarrotado de
> público, em sua maioria estudantes.
> Em uma entrevista para a rede pública de televisão ARD, o cientista
> reafirmou sua crença de que existe vida inteligente fora da
> Terra. "Acredito que a vida surgiu por casualidade sobre a Terra.
Não
> estamos sozinhos no universo", frisou o físico britânico.
>
> Hawking, segundo o que pôde se observar na entrevista, maneja agora
> seu "computador falante" com as pálpebras, pois já não mexe mais os
> dedos. Na próxima quarta-feira Stephen Hawking é esperado na Feira
> Internacional do Livro de Frankfurt, a maior mostra da industria
> editorial mundial
>
> http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI711676-
EI302,00.html