Caro Hamacker

Parece que os deuses do OpenOffice lhe ouviram... voce deve ter feito uma reza forte que ecoou no Olimpo do software livre...

Veja como o BrOffice 3.0 poderá entender as funções em inglês: procure por OOO_CALC_USE_ENGLISH_FORMULAS na seguinte página:

http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Environment_Variables

com alguma explicação mais detalhada e interessante em

http://blogs.sun.com/GullFOSS/

( procure o post do Eike Rathke)

It now is even possible to use English formulas in a non-English UI, but since that is an undocumented, experimental and unsupported feature, the advanced curious adventurous user could go to Environment Variables (wiki) and look for OOO_CALC_USE_ENGLISH_FORMULAS ;-)

Olivier




hamacker escreveu:
Isso quer dizer que se eu quiser usar de volta o SUM/COUNT/... terei
de trocar de idioma ?

Hummm, eu entendí, mas não gostei.
Poderiam ter dado a opção de usar funções em inglês ou localizadas.
Essa similaridade com msexcel faz sentido, mas aí fica sempre
dependendo deles (microsoft) para fazer algo que pareça certo. Se o
novo acordo ortográfico sair em 2009, mas essa modificação não ocorrer
no msexcel ficaremos ainda com as acentuações não é mesmo ?

[]'s

2008/7/16 Olivier Hallot <[EMAIL PROTECTED]>:
Hamacker

Por decisão da equipe original, logo no inicio do processo de tradução,
optamos por acompanhar a nomenclatura do Microsoft Excel para as funções
equivalentes no BrOffice/OpenOffice.org em português do Brasil. Assim os
nomes foram "aportuguesados" para manter a similaridade e evitar transtorno
para quem migrasse de suite.

Você pode verificar a ortografia das funções do Excel em português na
seguinte página:

http://office.microsoft.com/pt-br/excel/HP100791861046.aspx#Information%20functions

Todos os acentos citados estão lá também.

Quanto a aberrações, pode ser que o novo acordo ortográfico da língua
portuguesa faça alguns acentos caírem. Isto está em nosso "to-do".

Não creio que a grande maioria dos usuários do BrOffice.org queiram voltar
aos nomes de funções em inglês.
Olivier


hamacker escreveu:
Eu tenho a impressão de já ter usado os nomes de funções em inglês no
OpenOffice como SUM, AVERAGE, IF*, COUNT e assim por diante e
funcionar muito bem.

Mas o ultimo release 2.4.1 no Ubuntu só tem me permitido digitar os
nomes das funções com definições aportugueisados, não é que eu não
goste do português, mas eu já memorizei algumas funções desde o
lotus123 e convenhamos, estão forçando a amizade com as acentuações
como ÉÍMPAR,  ÉFÓRMULA,FREQÜêNCIA que beiram aberrações. Um "u"
tremado seguido dum circunflexo é abusar demais em layouts de teclado
complexos como o nosso, e olhe que não sou daqueles que precisam do
ALT_GR.

Será que há como modificar isso sem ter que mudar o idioma do
programa, isto é, voltar a ser SUM, AVERAGE, COUNT.... ?

---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]


--
Olivier Hallot
Scinergy Consulting
Tel (021) 2224-3224, (021) 8822-8812
Rio de Janeiro, Brasil
http://www.scinergy.com.br
OpenOffice.org L10N project leader for Brazil



---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]


---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]



--
Olivier Hallot
Scinergy Consulting
Tel (021) 2224-3224, (021) 8822-8812
Rio de Janeiro, Brasil
http://www.scinergy.com.br
OpenOffice.org L10N project leader for Brazil


---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]

Responder a