Uai,
bem, entendi que a penúltima seria a 5a coluna, certo? Coluna E
a exemplo, digamos que os dados comecem na linha 2: na célula E2 coloque:
=SOMA(A2:D2)

Selecione a célula, copie e selecione todas abaixo, cole

ná célula F, seria a média, então na F2 coloque
=E2/4

selecione F2, copiar... seleciona todas abaixo, colar

Agora não sei se era bem isso que você queria. desculpa se não entendi