Quando usava o OpenOffice, para se achar a média aritmética das células
especificadas por uma condição dada ou determinados critérios existia a função
"Averageifs". Não sei por que razão, essa função simplesmente foi eliminada no
LibreOffice, apesar de sua grande utilidade. Por exemplo, para cálculo dos
juros da movimentação de cheque especial, utiliza-se a média dos saldos
negativos durante o mês. Com essa função, apenas se insere o critério "<0" e o
resultado é a média dos saldos negativos. Sem essa função, tem-se que utilizar
a função "somase" e a função "cont.se". Portanto, minha sugestão é que na
próxima versão do Libreoffice seja inserida essa função.
Antonio Carlos