Também tenho esse problema com os arquivos da rede (servidor Windows 2008).
Usava o Ubuntu 12.04 e toda vez que ia "salvar como" travava. Tinha que
copiar e renomear o arquivo, na própria área de rede, antes de abrir no
LibreOffice. Conseguia "salvar" mas não "salvar como.
Mudei para o Ubuntu 13.04 e agora só consigo abrir o documento. Nem
"salvar" nem "Salvar como". E o status de abertura é normal, não é somente
leitura.

Detalhe: isso só acontece com o LibreOffice, com os demais aplicativos do
Ubuntu consigo "salvar" ou "salvar como", sem problema.
             Pelo Nautilus (o gerenciador de arquivos) consigo
criar/copiar/excluir/renomear/mover. Então não é questão de permissão.

Não consegui reproduzir a solução do Dorgelo. Não sou expert em Linux.

Raimundo S. Moura
http://artsaladas.blogspot.com