Esclarecendo.

Se você comprou um carro em que a entrada para abastecimento do combustível
é do tamanho de um moeda de 5 centavos, você não vai conseguir abastecê-lo
num posto de combustível, pois esta especificação do carro NÃO OBEDECE ÀS
NORMAS.

A culpa é do posto de gasolina ou do fabricante do carro?

A mesma coisa é a troca de arquivos; o ODF é o padrão definido pela ABNT e
pela ISO.

"O formato OpenDocument (ou *OpenDocument Format* – ODF, no original em
inglês), constitui um padrão aberto para o armazenamento de documentos. Um
padrão aberto deve ser entendido como uma especificação disponível a
qualquer desenvolvimento, com o objetivo de garantir a longevidade do
conteúdo do documento, a interoperabilidade entre aplicativos e a
independência de fornecedores."

Se o fabricante do sistema operacional WP não disponibiliza um aplicativo
que leia e escreva no formato ODF, de quem é a culpa?

Como eu escrevi, esqueça formatos que não sejam um padrão, tais como DOC,
DOCX, XLS, XLSX. Abandone estes formatos e adote o formato padrão da ABNT.
E exija seus direitos do fabricante de seu equipamento.

Saudações solidárias,

João