Mauro,

a fórmula DATA devolve um número serial de data.

A fórmula CONCATENAR vai me devolver uma string para eu usar na função
SOMASE.

O objetivo mesmo é usar a fórmula principal:

SOMASE(A1:A38; "=^[:digit:]{2}/MM/AAAA" ;B1:B38)

Aonde MM e AAAA são variáveis. Só vamos conseguir colocar essas variáveis
dentro da string, se concatenarmos a string, por partes.

Se usarmos DATA dentro da função SOMASE, vai dar erro.

--
Cristiano M. Magalhães