Fiz do jeito mais difícil, peguei um exemplo básico de macro que contava
linhas pares e ímpares e com a ajuda do google descobri funções de
formatação, dai consegui fazer o que já fazia com uso de estilos que você
descreveu.
Minha frustração é que não consigo criar um botão/atalho para executar essa
macro. Para executá-la é um esforço heroico de
Ferramentas->Macro->Executar->Arvore1->SubArvore2->SubArvore3 e selecionar
a macro e então executar. Fico pensando se o time do LibreOffice sabe o
quão complicado é usar macros no editor. Além disso, enquanto aprendia a
criar a macro, erros na macro (erro de programador principiante) travaram o
LibreOffice inteirinho.

Ah também não dá para fazer uma janela de dialogo para selecionar uma cor,
senão teria colocado no script.
Minhas duas frustrações com o uso de macro.
Vou tentar abrir um ticket e ver se eles poderiam incluir um modo de visão
assim, que apresentasse a janela em modo zebrado e grifando o eixo X e Y
onde o cursor estiver posicionado, pois isso ajuda bastante a focar.

REM  *****  LIBREOFFICE BASIC  *****
REM O objetivo dessa função é aplicar cor par/impar para
REM cada linha da tabela. O intuito é evitar enganos por seguir
REM um valor numa determinada linha e pêrde-la de vista.
REM O funcionamento é simples, apenas selecione a área que
REM deseja zebrar e aplique essa macro.
REM Ajuste as variaveis nZebra1 e nZebra2
REM Autor: Gladiston Hamacker Santana <sirhamacker[@]gmail.com>
Sub ZebrarTabela
  Dim oCurrentSelection As Variant
  Dim oRows As Variant
  Dim oCols As Variant
  Dim oCell  As Variant
  Dim Li As Long
  Dim Ci As Long
  ' Uma boa idéia de cores que podem ser usadas, podem ser encontradas nos
sites:
  ' http://www.htmlgoodies.com/tutorials/colors/article.php/3478961
  ' http://erikasarti.net/html/tabela-cores/
  ' http://domingoscsouza.com.br/blog/front-end/tabela-de-cores-html
  ' Valores em hexa devem ser precedidos por &H
  Const nZebra1 = &HFFEFD5  'PapayaWhip
  Const nZebra2 = &HFFFFE0  'LightYellow

  oCurrentSelection = ThisComponent.getCurrentSelection()
  If oCurrentSelection.supportsService("com.sun.star.table.CellRange") Then
      oRows = oCurrentSelection.getRows()
      oCols = oCurrentSelection.getColumns()
      For Li = 0 To oRows.getCount()-1
        For Ci = 0 To oCols.getCount()-1
          oCell = oCurrentSelection.getCellByPosition(Ci, Li)
             If (Li Mod 2) = 0 Then
               oCell.setPropertyValue("CellBackColor", nZebra1)
             Else
               oCell.setPropertyValue("CellBackColor", nZebra2)
             EndIf
        Next Ci
      Next Li
  EndIf