As dicas são boas, e agradeço. Mas são paliativos e eu gostaria de fazer
isso automaticamente com estilos. Minha provocação é que a área de um
parágrafo deveria contemplar os espaçamentos anterior e posterior, pois
eles são parte da formatação do parágrafo.

Do jeito que está, a cor de fundo do parágrafo fica visualmente parecida
com a colocação de plano de fundo apenas nos caracteres (o que seria uma
formatação de caractere, e não de parágrafos. Eu não tenho colorir o fundo
desse espaçamento extra nos parágrafos.

Resumindo: mesmo se todos os parágrafos de um documento tiverem cor de
fundo, haverá "buracos" de espaçamento que exibirão a cor da folha do
papel..

[]s
Gilvan.

--