Olá!
Como a Eliane não respondeu, segue minha orientação.
Um arquivo do Base é um arquivo que pode ser aberto com o banco de dados
hsqldb .
Pesquise sobre como acessar um hsqldb pelo Java, pois é isso o que precisa.
Varia se você usa Hibernate ou não.
link: http://sourceforge.net/projects/hsqldb/files/
Boa sorte!