Tales,

Foi feita uma pesquisa de utilização de itens do menu no LibreOffice; por
isso as mudanças. Alguns itens foram acertados, por exemplo, *Congelar
linhas e colunas* no Calc saiu do menu *Janela* para o menu *Exibir*.

No caso do Writer, você pode selecionar o texto, acionar o *menu de
contexto* (botão direito do mouse), selecionar a opção *Caractere…*,
acessar a aba *Efeitos da fonte*, e na caixa *Efeitos*, selecionar a opção
desejada (maiúscula, minúscula ou título), citadas por você. Uma outra
forma é acessar o menu *Formatar* e selecionar a opção *Caractere…*,
seguindo os passos anteriores. Na ajuda tem esta informação, bastando
procurar pelo texto *efeitos de fonte*.

No caso do Calc, você pode copiar uma planilha sim. Uma forma seria acessar
o menu Planilha, e selecionar a opção *Mover ou copiar planilha…*​, mas ela
clonará a planilha ativa. Na ajuda tem esta informação.

Uso o ramo 5-2 do LibreOffice e os itens os quais eu utilizo, e que foram
reorganizados, não tenho queixas. É questão de hábito.

Saudações solidárias,

João
​