Alain,

Recomendamos utilizar o LibreOffice com a versão da TDF e não a
disponibilizada pela sua distribuição.
Você deve remover a versão do Ubuntu e instalar a da TDF.

Baixe a versão estável em https://pt-br.libreoffice.org/
baixe-ja/libreoffice-stable/
É a versão 5.2.7.

Qualquer dúvida, é so perguntar.

Atenciosamente.

Vera Cavalcante

verac...@gmail.com

O *LibreOffice* <http://pt-br.libreoffice.org/home/> oferece todas as
funções esperadas de uma suíte profissional: editor de textos, planilha,
apresentação, editor de desenhos e banco de dados.
*LibreOffice Magazine* <https://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/> -
revista eletrônica da comunidade brasileira do LibreOffice
*VERO*
<http://pt-br.libreoffice.org/projetos/projeto-vero-verificador-ortografico/>
*Verificador Ortográfico* em Português do Brasil, com Acordo Ortográfico da
Língua Portuguesa de 1990.