From: videomaster@yahoogrupos.com.br <videomaster%40yahoogrupos.com.br>[mailto:
videomaster@yahoogrupos.com.br <videomaster%40yahoogrupos.com.br>]
On Behalf Of Guilherme S. Zahn
Subject: Re: [videomaster] OT - Modelos querem saber: como faço pra sair
da
lista? (ou as burras que me perdoem, mas...)

...hehehehe...

Usar Veja como referência? Tsc, tsc... pequeno gafanhoto, isso não se
faz...
hehehehehe...

Cá entre nós... entre um químico ambiental e um físico que trabalha com
reações nucleares e decaimento radioativo, acho que eu fico com a segunda
opinião (claro que o fato dela ser *minha* quase não pesa na minha
escolha... hehehehehehe ;-)

Caso eu não seja considerado referência suficiente, o seguinte texto saiu
da
página do Departamento de Engenharia Nuclear da Universidade de Berkeley:

Transmutation of Nuclear Waste
Principal Investigator: Greenspan

This area of research involves studies of different alternatives for the
transmutation of the potentially hazardous long-lived isotopes produced in
the nuclear fuel in the process of generation of nuclear energy. By
"transmutation" we mean conversion of the hazardous long-lived isotopes to
non-radioactive or to short-lived isotopes. Two general types of reactors
are being considered: critical reactors and accelerator-driven
sub-critical
reactors. The latter use a combination of a high-energy proton accelerator
and a sub-critical core that is "driven" by accelerator-generated
neutrons.
The accelerator generates a beam of protons that have hundreds of MeV of
energy. These very high-energy protons impinge on a heavy target such as
lead and generate, via spallation reactions, several dozens of
fission-like
neutrons per proton. The thrust of our research is to search for reactor
core (either critical or accelerator-driven sub-critical) design and fuel
cycle that will maximize the benefit from the transmutation. The impact of
the transmutation on the expected performance of the Yucca Mountain
Repository (YMR) is being assessed as well. The ultimate goal is to
minimize
the nuclear waste to such an extent that will eliminate the need for
repositories other than the YMR. Participating in this work are Professors
Ahn, Vujic

Só pro Tio VDM não me expulsar, aí vão duas fotos da grande (MESMO!) Ana
Hickman! ;-)

Bem... Só me resta transcrever o texto da matéria "No Reino da Abobrinha"
da
Veja de 17/01/07.

Madonna:
"Um dos grandes problemas do momento é o lixo nuclear. Estou envolvida com
um grupo de cientistas para encontrar uma forma de neutralizar a
radiação."

Nick Evans - Químico ambiental da Univ. Loughborough:
"A radioatividade não é neutralizada. Só pode ser movida de um lugar para
outro até que o nível de radiação caia. Isso leva até bilhões de anos."

Tanto é fato que, Hans Bliks, ex-inspetor nuclear da IAEA (International
Atomic Energy Agency) Está à frente de uma ONG que angaria fundos na
comunidade internacional para a troca do "cofre" que cobre a usina nuclear
de Chernobyl, já que o atual está em avançado estado de degradação e se
não
for substituído poderá liberar grande quantidade de radiação que ainda
permanece na usina.