Poucos sabem que João Ubaldo é mestre em Ciência Política e Administração Pública e que escreveu o livro ‘Política: quem manda, por que manda, como manda’. Publicada pela primeira vez em 1981, a obra foi revista e ampliada pela cientista política Lucia Hippolito, autora do apêndice "Como se vota no Brasil".

Neste ensaio, o autor, com linguagem simples e clara, mantendo sua irreverência, trata de conceitos básicos como Estado, Ideologia e Poder. Para facilitar o entendimento, por exemplo do conceito de Estado, ele cria uma fábula política que se passa numa sociedade primitiva chamada “Ugh-Ugh”. Neste caso, o leitor é convidado a imaginar a organização de uma sociedade até a criação de instituições políticas que geram o Estado. Cada capítulo é acompanhado de um questionário, feito para que o leitor aplique as idéias e os conceitos discutidos.

João Ubaldo também instiga os leitores à participação política. Ele tem a preocupação de mostrar que há política em tudo, em qualquer situação, chegando a afirmar que a política interessa a todos e a cada um de nós. Veja um trecho do livro e busque mais: “Se não gostamos do comportamento dos políticos e do funcionamento do sistema e não fazemos nada quanto a isso, estamos sendo políticos: estamos contribuindo para a perpetuação de uma situação política indesejável e inaceitável. Se queremos fazer alguma coisa para melhorar a situação, também estamos sendo políticos, pois a única via de ação possível, neste caso, é a Política.” (pg. 21)

Serviço:
Política: quem manda, por que manda, como manda
de João Ubaldo Ribeiro
Editora Nova Fronteira
Nº de páginas: 224
preço médio: R$ 30,00
ISBN: 852090419X

______________________________________________________________
O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu
autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao
representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E

O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
       http://www.votoseguro.org
__________________________________________________

Responder a