> ACIE - Associação dos Correspondentes da Imprensa
Estrangeira no Brasil

>                     Elio Gaspari saúda o novo site da
ACIE

>                         Uma página dessas era tudo o
que grandes jornalistas gostariam de ter tido quando
passaram pelo Brasil. Aquela geração que procurava
telefones no interior do Brasil, aparelhos de telex nas
noites do Rio de Janeiro e portadores de correspondência
no saguão do aeroporto.
>                         Na noite de 13 de dezembro de
1968, Claude Erbsen poderia ter pedido a um amigo que
mandasse um email para a redação da Associated Press, em
Nova York, informando que os censores tinham acabado de
entrar na redação. Fez melhor. Como não havia Internet e
Claude tinha certeza de que a AP seria censurada, avisou
que se o escritório do Rio transmitisse uma previsão do
tempo, isso significava que tinha acabado de ser
censurada. Os censores nunca souberam como Nova York
descobriu que eles tinham acabado de entrar na redação
da AP.
>                         No dia 31 de agosto de 1969,
Kurt Klinger, o barba-ruiva da DPA, poderia ter sido
mais detalhado ao informar que o presidente Costa e
Silva tivera um derrame cerebral e que nas próximas
horas uma Junta Militar assumiria o poder. Klinger
mandou um flash para Bonn e, com isso, informou aos
brasileiros algo que poucas pessoas (menos de 50) sabiam
estar acontecendo. Por telex, foi breve.
>                         Os seqüestradores do
embaixador suiço Giovanni Enrico Boucher não teriam
necessidade de entregar a François Pelou, da Agência
France Presse, a lista de 70 presos cuja libertação
exigiam. Bastava mandar um email para a Associação. (E
Pelou não teria sido expulso do Brasil.)
>                         Tudo isso parece uma conversa
destinada a ensinar padre-nosso a vigário, como se os
correspondentes estrangeiros não conhecessem as virtudes
da Internet. Não é. Trata-se de uma ligeira lembrança de
quão importante é o trabalho desses jornalistas que
passam horas tentando falar com alguém na Funai ou
buscando uma informação sobre a produção nacional de
computadores. (Em geral não conseguem nem uma coisa nem
outra.)
>                         É a eles que a imprensa
brasileira deveu páginas memoráveis, tanto de Joe
Novitsky, relatando as brutalidades da ditadura, quanto
de Marlise Simmons, informando ao Brasil a importância
do assassinato de Chico Mendes.
>                         Com esta página, tomara que se
lhes deva mais.

>                   Volta
>

>                   conceito - Telenews / arte - kinetics
>
> Oi amigos,
é realmente esta é a lista "oficial" dos
correspondentes, mas nao estao todos, porque a filiação
à ACIE não é compulsória. estou levantando a lista (esta
sim, oficial e compulsória) do Itamaraty.

Todo brasileiro tem direito a um e-mail grátis
http://www.bol.com.br