Oi, Hebert.

Feliz por perceber que estás ativo.

Bom! um fato está me deixando curioso: esta história da fotografia trocada.
São tantas as pessoas e de tanto lugares que inicio a pensar que houve
alguma coisa. Tantos em locais tão distantes não mentiriam assim. Estou mais
inclinado a crer num bug no programa da coisa. Vez que, seria uma fraude tão
primária, tão malfeita, que me nego a acreditar que os "gênios do TSE"
tenham plantado algo tão fácil de perceber. Sim!... do TSE !... Só ele
poderiam ter plantado, ou têm a possibilidade de plantar tal coisa: quem não
tem acesso aos programas, aos fontes, aos driver, aos dispositivos e a
compilação, é incapaz de fazer tal coisa. Cabe ao TSE a explicação. No
mínimo pedir desculpas à população pelo defeito da coisa. Por que então, em
sido o ocorrido verdadeiro, não fizeram esta troca lá dentro, sem que os
eleitores percebessem ? Acho que não houve má-fé. Houve um erro, coisa da
incompetência de uma ou de várias pessoas.

Agora... Negar que tal fato ocorreu, dada as evidências, me parece
impossível. Houve.

A coisa mais fácil do mundo é fazer um , digamos, gerador de vitórias dentro
daquelas máquinas. Fazer algo que, inclusive, impressione a galera,
dando-lhe a impressão de uma emocionante disputa - esta é a técnica dos
jogos-de-computador, por exemplo. O programador alia fatores da psicologia
humana às técnicas de programação. Esto é possível... Faz parte,
eufemisticamente, das chamadas realidades virtuais: parece real, mas não é.
Esta sim. Seria uma fraude montada por gênios.

Mesmo assim, usando a terminologia do Amilcar, creio que se houve fraude,
houve de baixo nível. O pessoal está querendo nos vender a idéia das
urnas-eletrônicas". Vicia-las agora seria pouco inteligente da ótica do bom
vendedor. O perigo mora em 2002.

Aristóteles