Era exatamente aí que eu queria chegar Amilcar. Em Porto Alegre eu nào tenho
os dados corretos, mas tenho certeza que o número de brancos e nulos beirou
os 15% em 92, diferente de agora que somados, não chegaram a 6%

Isso é um sinal evidente de que algo aconteceu. Certamente os de sempre vão
dizer que é a facilidade de votar na urna que provocou isso, ou o povo está
mais politizado. São explicações muito simplistas, haja vista sabermos o
complexo mecanismo que envolve uma eleição totalmetne informatizada e as
inúmeras possibilidades de fraude que estão presentes no processo.

Abraços,
Alexandre T. da Rocha

Olá,

Excelente questão, Alexandre.

Estive acompanhando a apuração paralela aqui em Santos e notei um dado que
não saiu em nenhum jornal e ninguém comentou.
O total de votos em branco e nulos foi menor que 5% !!!
Isto é muito estranho.
Tradicionalmente este total girava em torno de 20%.
E, enquanto estive acompanhando a votação, eu vi muita gente com muitas
dificuldades de votar. Muitos destes devem ter votado sem saber em quem e
para se ver livre do problema aprertavam a tecla confirma logo para ver se
se livravam do abacaxi!

Acho que uma análise sobre estes números deveria ser feita para se tentar
enterder o que está acontecendo.

Até onde a urna efeta o resultado da eleiçao por si só?
Isto é justo?
É sinal de fraude?

Isto tudo daria uma tese de doutorado!

[ ]s