04/10/2000 - 15h19
Uso de urna eletrônica está consolidado, diz ministro

RICARDO MIGNONE
do FolhaNews, em Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Néri da Silveira, reafirmou hoje que a eleição por meio de urna eletrônica está consolidada no Brasil.

Ele disse ao FolhaNews que o TSE considerou altamente positivo o desempenho da eleição informatizada em todos os 5.659 municípios do país.

Segundo ele, o número de urnas eletrônicas que tiveram problemas técnicos caiu bastante. Em 98, 0,7% das 168.600 urnas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas.

No último domingo, quando foram utilizadas em todo o país 325.000 urnas eletrônicas, o índice de equipamentos com problemas caiu para 0,02%.

Além disso, Silveira destacou que o índice de votos nulos caiu bastante desde 1996, quando as urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas.

Naquele ano, quando a eleição informatizada ocorreu nas capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores, o índice de votos nulos foi de 18,7%.

Já em 98, quando o novo sistema foi usado em 535 municípios (capitais e cidades com mais de 40 mil eleitores), 10,7% dos votos foram anulados na eleição para presidente da República e de 17% na escolha dos demais cargos.

Neste ano, o índice de votos nulos, no geral, caiu para 9,01%.

O presidente do TSE afirmou também que o brasileiro já sabe votar com urna eletrônica.

"Os resultados desta eleição apontam para o relacionamento muito bom, muito seguro, do eleitor com a urna eletrônica".

http://www.uol.com.br/folha/informatica/ult124u1930.shl

PAULO GUSTAVO SAMPAIO ANDRADE
Teresina - Piaui
E-mail        -->  [EMAIL PROTECTED]
Jus Navigandi -->  http://www.jus.com.br

Responder a