http://www.chez.com/marconunez/profeta.html

C@T
Carlos Alberto Teixeira
Jornal O Globo.

22/11/1999

A briga do profeta

Uma das figuras mais polêmicas da Internet brasileira, Marco Nunez já brigou
com quase todo mundo. Há pouco mais de um ano enviou-me um email com um
anexo bem esquisito. Este arquivo tinha um nome longo e muito estranho, mas
como havia um arquivo ".txt" no meio do string, dei uma de otário e cometi o
erro imperdoável de dar o duplo clique. Todos os meus arquivos começaram a
ser deletados e só consegui interromper o processo porque desliguei o micro.
Foi uma das mais duras lições que tomei: desconfiar de todo arquivo anexado
a uma mensagem de correio eletrônico.

Ex-policial e hábil técnico de eletrônica, Marco Nunez dedicou-se de corpo e
alma a encontrar buracos no DOS e no Windows e, de fato, achou coisas
terríveis. Está tudo disponível na página

<http://pagina.de/taldowin>

{agora http://www.chez.com/marconunez/mapa.html},

(...). Navegar o site completo é tarefa de deixar qualquer um meio zonzo,
pois as páginas são não-lineares, abusam de fontes, cores, formatos e jogam
o internauta de um lado para o outro com links muitas vezes caóticos e
repetitivos. Mas, inegavelmente, o site oferece ensinamentos surpreendentes
para quem tiver paciência de vasculhá-lo todo. Tem muito furo de software,
denúncia, confusão e revolta. Em todos os meus anos de Internet, nunca
encontrei uma criatura digital tão fora do comum quanto esse magistral
fuçador.

Tido por alguns como louco, encrenqueiro e paranóico, Marco Nunez se diz
perseguido por certas empresas, mas certamente deixa sua marca no ramo
brasileiro da Rede. Escreveu um livro em formato ".doc", disponível em seu
site por R$ 18. Oferece também um programa chamado Taldowin e suporte,
mediante pagamento adicional. Vide a página "venda" abaixo.

***

Reserve algumas horas, divirta-se, aprenda e proteja-se,
visitando essas páginas quase folclóricas.

[Colunas] [Info Etc] [Techie]