A respeito de [VotoEletronico] Re: Proposal for strict Internet voting  requirements,
em 05/12/2000, 18:37, Paulo Gustavo Sampaio Andrade escreveu:

PGSA> Erick,

PGSA> Olha o Ed Gerck (o autentico!) de volta aqui 'a berlinda.

PGSA> Assinatura anonima? Esta pra mim e' nova.

PGSA> Safevote falando com IVTA e CPSR (seja la' o que forem estes).
PGSA> Quero ate' ver o que eles concluiram...

PGSA> Ele esta' dizendo aqui que a urna eletronica brasileira (DRE) e as urnas
PGSA> comuns nao tem uma redundancia remota. Algo como um "backup".
PGSA> Mas me digam pra que serve um "backup" de algo que nunca se conferiu.
PGSA> A urna brasileira pode ate' ser conectada em rede e gravar uma copia de
PGSA> cada voto em 300 servidores diferentes, imprimir o voto em 200 papeis e
PGSA> lugares diferentes, mas se nao for conferido pelo eleitor, nao adianta.

PGSA> Legal. Ele fala aqui em auditoria em tempo real. Aquilo que o Kanitz disse
PGSA> que a urna brasileira tem, mas nao tem.
PGSA> Se ele fala que a votacao "pela Internet" tem conferencia em tempo real, e'
PGSA> porque ela imprime alguma coisa. Senao, e' balela.
PGSA> Entao, o projeto da Safevote (leia-se Modulo) de voto pela Internet tem
PGSA> voto impresso e possibilidade de recontagem dos votos.

PGSA> O texto fala tambem em possibilidade de recontagem verificada por humanos.
PGSA> Aquilo que os americanos fazem e os "experts" brasileiros abominam.
PGSA> Estes americanos nao se corrigem mesmo... ;)) (risos)

PGSA> O voto pela Internet, neste aspecto, tem risco potencial de violacao do
PGSA> sigilo muito maior que a urna brasileira. Mas possibilita auditoria.

PGSA> Thank you. O e-mail com que ele assinou e' <[EMAIL PROTECTED]>

Paulo,

A  SafeVote  é  uma  empresa  que quer faturar. E para tanto
adequa-se às necessidades de seu cliente. Duvido que a idéia
de não ter contra-fé tenha saído da Procomp ou da Módulo, ou
de  alguma  de suas controladas. O TSE deve ter se assustado
com  o  custo  do  projeto,  deve ter pedido para abaixar um
pouco,  e,  aproveitando que eles não entendem nada mesmo, a
Procomp  deve  ter sugerido eliminar a impressora do projeto
de  96.  Devem  ter dito aos doutores do TSE que a segurança
era  total. Devem ter até feito simulações comprovando (?!?)
que a urna é inviolável (por ministros do TSE, é claro).

Só  que  nos  Estados  Unidos  isso  não pega. A redundância
oferecida é um padrão nos sistemas de bancos de dados. Houve
um  tempo  em  que a segurança era assegurada por backups de
tempos  em  tempos.  Mas com o advento dos sistemas em tempo
real,  não basta ter um backup de hora em hora, por exemplo,
já  que não é possível chamar de volta os usuários nos casos
de  restauração.  Por isso o backup é simultâneo, chamado de
redundante.  Aproveitar-se  desta  necessidade  para fazer a
redundância em outro tipo de mídia é um ovo de colombo que o
Kika  (e,  por  extensão,  esta lista) levantou mas que hoje
fabricantes  de  urnas  vão  usar  como  sendo de sua genial
autoria.

Por  mim, pouco me importa, contanto que a lisura da eleição
seja preservada.

--
Grande abraço,

Roger Chadel

--------

Qual é a garantia que o TSE dá à lisura da eleição? "La garantia soy yo".

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \