Documentação discorda de projeto sobre autenticidade de documentos públicos produzidos por meio eletrônico

O Departamento de Documentação da UFF manifestou sua discordância em relação ao projeto de lei da Casa Civil da Presidência da República que dispõe sobre a autenticidade e o valor jurídico e probatório de documentos produzidos, emitidos ou recebidos por órgãos públicos federais, estaduais e municipais por meio eletrônico.

Segundo os professores Carlos Henrique Marcondes, chefe do Departamento de Documentação, e José Maria Jardim, diretor do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Informação da UFF (Neinfo), o departamento decidiu, na plenária do dia 11 de janeiro, apoiar o projeto de lei substitutivo aprovado pelo Conselho Nacional de Arquivos em 19 de dezembro. A decisão departamental foi corroborada pelo Neinfo.

Considerou-se que o projeto de lei substitutivo do Conselho Nacional de Arquivos possibilita o adequado uso das tecnologias da informação ao longo do processo político-decisório governamental, evitando-se a ampliação da desordem informacional que caracteriza o Estado brasileiro. O projeto de lei substitutivo, caso aprovado, poderá auxiliar na formulação de políticas públicas de informação que atendam às demandas gerenciais do Estado e sua transparência, favorecendo a preservação e acesso da sociedade civil à memória da administração pública.

Os dois projetos encontram-se disponíveis em http://infocafe.cjb.net.

 

 
 
 
Receba GRATIS uma nota de cultura superselecionada por dia enviando um e-mail
 

Responder a