Correio do Povo
 
A eleição para o cargo de conselheiro tutelar na Capital, que ocorrerá em 30 de setembro, poderá ter urnas eletrônicas. O vice-prefeito João Verle solicitará, nesta segunda-feira, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Eugênio Tedesco, o uso de urnas eletrônicas no pleito. Com isso, a apuração deverá ser mais rápida nos 105 locais de votação.

Os porto-alegrenses terão a oportunidade de escolher 40 conselheiros, distribuídos em oito microrregiões. Para poder concorrer, os candidatos devem ter idade mínima de 21 anos, comprovar participação em seminário ou jornada de estudo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e residir ou exercer atividade na microrregião pela qual pretende concorrer. Além dessas exigências, o candidato terá de se submeter, no dia 15 de julho, à prova de conhecimentos gerais sobre o ECA. O edital encontra-se no mural situado em frente à prefeitura, na rua Siqueira Campos, 1300.

Entre as principais atribuições, está a de que os conselheiros têm a responsabilidade de garantir que todos os problemas sociais envolvendo crianças sejam tratados no campo social e não como caso de Polícia. Devem encaminhar denúncias, realizar atendimentos, conversar e aconselhar os pais e responsáveis. Mais informações podem ser obtidas no site www.portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone 156.


Responder a