Caros Leamartine e Aristoteles,

>Os computadores atuais são dotados da tecnologia plug and play, ou seja, ao
conectar-se
>uma impressora, ou qualquer outro acessório, o computador constata esta
presença,
>identifica-a e busca os drivers para a perfeita interação com o novo
equipamento.  O programa

Sim, se o Sistema Operacional suportar esta caracteristica. Mas isto --
busca de drivers -- eh irrelevante aqui. Deteccao de dispositivo conectado a
uma porta existia muito antes do PNP !?

>da Urna Eletrônica, a o tomar conhecimento deste novo acessório, poderia
estar preparado
>para agir de uma forma diferente das urnas normais, jogando por terra o
dinheiro investido

Sim, concordei com esta colocacao do Aristoteles. Realmente esta eh uma
possibilidade que nao havia me dado conta antes. Entao, ratificando, as MAEE
deveriam ser instaladas em TODAS as urnas, e nao em 3% como havia dito
antes. Se todas as urnas entao tiverem de se comportar de forma 'correta',
menos mal.

>Observe que se esta interface permite que um dispositivo requeira dados,
analise os dados
>das diversas posições da memória e registros do processador

Sim, se o sistema operacional da urna assim estivver implementado, eh
possivel que dados provenientes da serial ou paralela sejam usados para
alterar dados internos da urna. Mas 'para que' isto? Altere-se direto da
memoria e nao a partir de dados vindos de dispositivos externos (?)

>Destarte aquelas máquinas só se tornarão LICITAS (elas são ilícitas posto
que as leis
>tratam de urnas e votos, e nenhuma destas duas coisas existem à luz do
vernáculo) se forem
>construídas com um mínimo de tecnologia, ou seja, se o programa for legível
ao mais
>simples programador; e se os programas forem - ao processo - um mero
acessório de dois
>objetos (voto e urna) que sintetizam o processo eleição.

Concordo. Por isto que disse que as MAEE sao um paleativo para o processo de
agora, ja fadado ao uso das urnas eletronicas. Como voce havia dito,
Aristoteles: melhor que nada!

Infelizmente, na minha opiniao, so poderia haver UMA midia -- em papel -- e
o processo de contabilizacao seria automatizado. Isto bem encaixa com toda
sua retorica apresentada, pois eh um meio simples, que todos entendem com um
processo complexo por traz (leitor de voto) que serve de auxilio, mas nao
como fim.... E nisto acho que ambos concordamos.

Cordialmente-

Fernando Koch