Sent: Wednesday, August 15, 2001 10:50 AM
Subject: [VotoEletronico] Opniao sobre SELA

Boa Aristóteles. Concordo em genero, numero e grau...

Sou contra o MAEE, Sela, bibelo eletronico ou tudo mais que exista que nao
deixe um registro fisico permanente... pois mais que eu entenda a beleza de
fazer uma eleicao sem papel, a elegancia de se apurar apenas com
computadores... a pujancia tecnologica brasileira... nao aceito que a
votacao seja aferida apenas pelos tecnicos magicos do TSE...

Na minha cabeca... olha como vejo a eleicao brasileira... voce entra na
secao o fiscal pega sua cedula e escreve seu nome nela ( digitacao do titulo
feito pelo mesario)... voce preenche a cedula joga em uma caixa com uma
ranhura e uma janela tipo confesionario... dentro desta caixa tem um
papagaio que sabe ler e um macaco treinado em marcar tracinhos para
completar quadradinhos de contagem (desse que se completam a cada cinco
numeros)... o papagaio le a cedula "fulano para presidente"... vc concorda e
confirma.... o macaco vai e marca um tracinho na coluna do determinado
candidato  e solta seu "ahh"... o papagaio le o proximo campo.... " sicrano
para governador"... continuando até o fim da votacao... ao final o papagaio
rasga a cedula com o bico e dá para o macaco comer... seu voto já está
computado e nao houve nenhum registro.... ... ao final da votacao o macaco
entrega por uma fenda a lista com os tracinhos para o mesario... e levam a
caixa lacrada com os pobres macacos e papagaio devolta para o centro de
treinamento dos tecnicos magicos do TSE.... Inclusive... o macaco marca em
papel carbono para se gerar tres copias do boletim final...

Ai vc pergunta... para que serve escrever o meu titulo de eleitor no voto...
os magicos respondem... isso eh para que o papagaio comesse a ler... sem o
numero do titulo... ele nao le a cedula... jah rasga e dá para o macaco
comer...

pergunta mais... e se o macaco nao tiver entendido o que o papagaio falou...
os magicos respondem... isso nao acontece... os macacos sao muito bem
treinados... sao os melhores do mundo... e para todas as outras
indagacoes.... se o macacao vomitar as cedulas... se o papagaio nao tiver
rasgando... se o macaco estiver com preguica de marcar no lugar certo...
sempre a mesma resposta... essa dupla alem de bem treinada... eles sao tao
magicos como nos... nunca falham.... a assim vao ser eleito o proximo
presidente e o proximo parlamento para legitimidar esse presidente....

Nao confio em caixas pretas... tecnicos magicos... ou papagaios que sabem
ler... querem nos empurrar agora um cachorro para ficar em cima dessa caixa
preta que toda vez que o papagaio ler a cedula... o cachorro le tambem e
confirma se o macaco fez certo abanando o rabo...

Chega de parabolas por hoje.... Eu quero ver meu voto!!!

Eu nao entendo uma coisa... se a urnas imprimem um boletim final da votacao
que foi feita nela, para que que serve a criptografia e toda essa confusao
toda em manter segredo do que está no disquete???? pode ser que esteja algo
alem dos simples totais dos votos....

O estado é culpado até que se prove o contrario.....

Saulo Seabra da Rocha