>SE eu entendi bem, o Brasil, que deu lições de voto eletrônico aos EUA,
>em  face dos acontecimentos da última eleição, vai adotar o sistema
>velho,  ultrapassado, dos cartões perfurados dos EUA?  É isso?
>Pobre País, com uma intelectualidade com essa clareza!

Se voce tivesse tido acesso ao relatorio MIT/Caltech, elaborado pela duas
mais avancadas universidades norte-americanas (Massachussetts e
California), nata da intelectualidade norte-americana, responsavel por
analisar as causas do fiasco americano nas eleicoes de 2000 e criar um novo
modelo para as urnas eletronicas brasileiras, teria visto que o modelo que
eles apontam como correto nao tem absolutamente nada a ver com o modelo
brasileiro, obscurantista e inauditavel.

O Forum do Voto Eletronico chegou a discutir propostas no sentido de votar
no papel e fazer a leitura optica dos votos, mas preferiu adaptar o modelo
das urnas eletronicas brasileiras ja' existentes, por questao de economia.
Temos pudor pelo dinheiro publico.

O sistema norte-americano pode ter apresentado falhas em 2000, mas teve uma
vantagem: permitiu a recontagem, que so' nao foi adiante porque ficaram
fazendo um jogo de empurra-empurra, na pressa de obter os resultados.

A urna eletronica nao veio para acelerar a proclamacao dos resultados das
eleicoes. Isto e' o de menos.
O que interessa e' a fidelidade do voto 'a vontade do eleitor.
A urna eletronica DEVERIA assegurar isto, mas nao oferece meios para que se
verifique se o voto realmente esta' sendo dado para quem o eleitor deseja.
Neste aspecto, a urna americana, mesmo com todos os defeitos que foram
insistentemente apontados, e' MUITO MELHOR que a brasileira!!
Se tiver alguma duvida, basta recontar. Se alguma duvida parecida surgisse
no Brasil, nunca teria como haver recontagem.

>PS - vocês lembram do ufanismo pátrio em face do rebu da eleição do Bush,
>não lembram?

"Ufanismo patrio". Voce definiu muito bem.
Ufanismo significa "jactancia, presuncao, soberba, ostentacao".
O TSE sabe muito bem o significado destes termos.

Ufanaram-se tanto que se esqueceram depois de analisar os resultados dos
estudos feitos pelos norte-americanos, que simplesmente destroçaram todos
os pilares nos quais se sustenta o modelo brasileiro.
Isto, fizeram questao de esconder, ocultar...
Nem uma linha saiu na imprensa.
Americano querendo urna brasileira? So' mesmo nos "releases" do TSE.

Abraco,

PAULO GUSTAVO SAMPAIO ANDRADE
Teresina - Piaui
E-mail        -->  [EMAIL PROTECTED]