Caro Paulo Castelani,

Estou respondendo atrazado à sua mensagem, porque meu computador ficou no
estaleiro de 20/08 a 27/08, mais ou menos e quando retornou, eu tinha em
torno de umas 1000 mensagens para abrir (eu estou cadastrado com dois
endereços epor isso a minha correspondência é duplicada) e fui respondendo
na ordem inversa cronológica e agora cheguei à sua, que está sem a  anterior
que motivou minha resposta, pois também perdí todas as mensagens baixadas
até a data fatídica.

Evidentemente não se trata de nenhum conformismo mas de direcionamento de
foco e de prioridade.

 Neste forum nós estamos discutindo um problema que pode significar um
grande golpe na democracia dos países sub-desenvolvidos, a nomeação pura e
simples dos seus presidentes a partir do consenso de Washington. Se fomos
enumerar nesse forum todos os casos de fraudes à antiga, corrupção e
clientelismo, acontecidos nos milhares de municípios do Brasil o foco na
urna eletrônica seria desviado. Entretanto não sou contra que ninguém faça
um trabalho de investigação e desmoralização de juízes venais e creio
inclusive que essas denúncias terão eco na grande imprensa mais fàcilmente
que denúncias contra Jobim. O meu partido por exemplo fêz um grande dossiê
com, entre outras denúncias, até as fotografias das lápides dos defuntos que
votaram em eleições sucessivas do município de Camaçarí (o segundo em
arrecadação na Bahia). Deu resultado? Deu algum. Três juízes foram
escorraçados, coisa inédita na Bahia. A moral das oposições ficou elevada,
etc. Entretanto o poder continua totalmente controlado pelos mesmos, pela
simples razão de que ele é outorgado de cima para baixo pelo poder que tem o
apoio irrestrito da mídia. A compra de votos, está provado, ela não
funcioana absolutamente sem o apoio desse poder superior, simplesmente
porque já existe uma rede de intermediação de lideranças locais, evangélicas
ou não, que aceitam ofertas de todos os que queiram comprar, mas direcionam
os votos só para aqueles de sua conveniência política. Assim há inúmeros
casos de candidatos que gastam os tubos comprando votos e mal têm o voto seu
e o de alguns parentes. É uma situação social muito mais complexa. Assim
como a violência não pode ser combatida eficazmente só com medidas
policiais, judiciais e morais e sim com mudanças estruturais, essa prática
também só desaparecerá com mudanças estruturais.

Não sou contra que se debatam outros temas que o da urna eletrônica, mas que
esses temas reforcem a posição do forum e ameacem os impositores da urna.

A minha posição, por exemplo, é de que a urna é um dos instrumentos de que
certa organização clandestina, que graças ao agente federal Garisto, pudemos
saber seu nome, COMANDO DELTA, dispõe para manter o poder  na mão dos
capatazes do modelo neoliberal. Então, sempre que oportuno, eu denuncio
coisas que apontem na direção de revelar essa máfia  e seus possíveis
aliados, disfarçados ou não de oposição.