Caro Sr.Heitor                                       19/12/2001
     Saudações democráticas

     Sinceramente não entendo que minha mensagem possa ser encarada como
agressiva; e muito menos  em relação ao Sr. Helio S. Reis. Consideram-me
conciliador, tenho número insignificante de choques em meu currículo (exceto
em nível de idéias), e não faria sentido ofender um amigo de um companheiro
do Fórum, ao qual prezo como lutador pela democracia.
     Pode classificar o texto como emocional, apaixonado, incisivo,
revoltado, sei lá. Mas isto não é crime e não impede o diálogo com o
Sr.Helio. Está mais do que claro que ele não tomou partido, agiu apenas como
portador (acredito que bem intencionado) de um texto propagandístico,
parcial, este sim agressivo e que ignora intencionalmente as causas de um
dos dramas mais chocantes de nosso tempo. Esse o motivo de minhas queixas.
Como escrevi na lista, fico indignado por ver o algoz invasor constantemente
se passando por vítima indefesa (um governo desrespeitador da Convenção de
Genebra - Folha de S.Paulo, que institucionalizou a tortura e que impede as
ambulâncias com doentes e feridos de chegarem aos hospitais, tudo dos
jornais). E ainda por cima, lembro-me de quanto discuti, me angustiei,
chorei, lamentei o Holocausto, a tentativa de exterminar o povo judeu.
Sinto-me traído. O brado estava na garganta; a Levin só catalisou o
processo. Que fazer, meu sangue toscano tenta me fazer apenas racional mas,
em ocasiões especiais, o sangue calabrês ferve e suplanta o outro. Ainda bem
que acontece raramente.
     Se o Sr. Helio se sentiu atingido, peço que registre que não tive a
intenção. O alvo (legítimo) era a Levin. Informo também que não participo de
nenhuma outra lista, sou aberto a argumentações, nunca fui briguento e
detesto dogmas. Gostaria de algum dia chegar a intelectual (estou longe
disso) e meu sonho é conseguir colaborar para o aperfeiçoamento das
instituições brasileiras. É angustiante a percepção que minha geração vai
deixar este mundo pior do que o recebeu.
     Finalmente, está claro em meu texto que eu não chamei ninguém de
idiota. Não faria isso gratuitamente. O que eu fiz foi acusar a Levin de
"pensar que os que vão lê-la são idiotas". E isto não constitui ofensa e nem
rebaixa o debate.
     Não tenho o endereço-e do Sr. Hélio. Por isso solicito que o senhor
envie uma cópia desta a ele. Grato.
     Um abraço

     Walter Del Picchia

Oi! Você quer um iG-mail gratuito?