Cezar, ontem (7/6) eu contei essa historia da Cristina Guimaraes que
escrevi no email, ao vivo e a cores, nas escadarias da Cinelandia, numa
manifestação puxada pelo Sindicato dos Jornalistas do Rio, em solidariedade ao Tim - "Onde
está o Tim?" Estavam lá uns 200 ou 250 jornalistas, cheguei um pouco atrasado,
tipo meio dia e trinta, estava marcado para meio dia, e logo em seguida falou
o Schoreder, o atual chefao geral da Globo que está no lugar do Evandro
Carlos de Andrade. Ele fez um  discurso agua-com-açucar do tipo "o momento é de
união", precisamos nos juntar pelo Tim Lopes,  etc etc.  Lah na
Globo,  desde terça, todo mundo sabe que Tim está morto e seu corpo foi
queimado no "microondas" dos traficantes. Os traficas desfilaram o Tim no morro
no domingo a noite antes de o espancarem muito - depois que o descobriram
com uma micro-camera dentro da pochete. E o mataram com crueldade, como fazem
sempre. Todo mundo no Alemao, no domingo, ficou sabendo que os 'homis' tinham
pego um reporter da Globo e morto o cara. Eles nao esconderam da comunidade que
o cara era um reporter, e da Globo e a equipe de plantao na redaçao, de domingo
para a segunda, nao fez absolutamente nada - mesmo depois do motorista do Tim
comunicar que ele nao tinha saido do morro, na hora combinada, no domingo. Tipo
avisar imediatamente a polícia, o que seria mais do que natural. Simples
questao de bom senso. Parece os plantonistas nem ligaram para a cúpula no domingo para
que esta, por sua vez, acordasse secretário, governador, presidente da
república, o cambau a quatro. Uma senhora ineficiencia, total. Pelo que
soube, aGlobo só comunicou a policia que o Tim havia sumido dentro do morro no
final da manha de segunda-feira. E soh a tarde, como está no email da Daniela
Schubnel me enviou, a emissora comunicou ao pessoal que o Tim estava sumido desde a
noite de domingo no morro. O email da Globo, este, é de cinco e meia, mais ou
menos. /// Um descaso com a vida do Tim, na minha suspeita opiniao de brizolista./
Dá para compreender que só no final da tarde de segunda é que as pessoas da
maior empresa jornalistica do país - nesses dias de tempo real, comunicaçao
instantanea, email, fax, telefone celular e o cacete a quatro - tenham
oficialmente sabido que Tim estava sumido no morro? E logo qual, Vila
Cruzeiro, que faz parte do Complexo do Alemao - onde Tim, em agosto,
fizera a materia "Feira das Drogas". Tim nunca deveria ter subido lá para a
materia do baile funk! Bom, mas a gente conhece o Tim, sabe que por uma boa materia
ele topa qualquer coisa. Até expor a sua vida do jeito que expos, indo na
toca do lobo, nessa materia do baile funk, tres vezes. Na quarta os caras o
pegaram. Segundo a "Tribuna da Imprensa", em materia anteontem de primeira
pagina, devido a uma denuncia de um PM informante do tráfico, do 16º BPM. Soube que a
matéria é quente, é verdadeira. Até porque o chefe de reportagem da "Tribuna",
Cezar, é o nosso amigo Antonio José Libório, o Tomzé da faculdade, que hoje também
é - como eu - conselheiro da ABI. Um cara sério e competente, que nao ia botar
essa informaçao de g'raça, na primeira página do jornal, se nao tivesse
certeza de que ela é verdadeira. Mas jornal algum aqui do Rio, fora a Tribuna, a
deu.// Aliás, voltando a inhanha ontem da Cinelandia, o Ali Kamel disse que
cabe a nós, jornalistas, saber exatamente o que aconteceu lá no Alemão - para
localizar o Tim. E disse que a Globo não vai "descansar" enquanto o tráfico não for
varrido e desafiou o tra'fico a promover, neste final de semana, outro baile
funk. Muito corajoso - com a pele dos outros. Soube por um amigo  da Globo - que um
chefete lá, por conta dsses tiros que a bandidagem anda dando em delegacia aqui
no Rio, propos que uma equipe ficasse de plantao dentro de uma delegacia para
gravar os bandidos atirando na delegacia. E que os bagrinhos ficaram revoltados
porque, já que tinham que gravar, tinham que ficar na linha de fogo dos caras
também!!!! Óbvio!!! E empombaram lá dentro, fazendo o "iluminado" desistir da
'brilhante' ideia.... Numa guerra, botar os outros na linha de tiro, é mole...
//// Bom, com essa demora toda da Globo correr atrás da polícia no episodio Tim,
deu mais do que tempo para os safados matarem Tim. Na terça de manha, li
no DIA  que o Tim tinha desaparecido no Alemão, materia que o  JB também
publicou - e nem sei se o Globo deu a noticia, vou checar. É bom a gente
dar uma checada nisto, porque me parece que eles quiseram esconder a noticia no
primeiro momento - tanto é que só escancararam o assunto, ou melhor, noticiaram,
acho que na terça a noite - quando não havia mais o que esconder porque o Dia, o
JB, etc já tinham escancarado o desaparecimento. /// Bem,  ontem na manifestaçao
na Cinelandia, pedi a palavra quando vi aquela falaçao água com açucar
do Schoreder. E  na minha vez, questionei o nosso papel de jornalista nesta
historia toda, onde nossos patroes acham que a informaçao é uma
mercadoria, quando ela na verdade, é um dos direitos universais - consignado na
Declaraçao da ONU. Porque quando as coisas viram mercadoria, Cézar, tudo é
descartável - até a gente. Citei email de uma reporter do Dia que recebi, em resposta
aquela primeira coisa que escrevi, questionando exatamente tudo isto, "o que
estou fazendo aqui", no meio de um tiroteio numa porta de favela, entre
policia e bandido. Pois nohs, jornalistas, precisamos parar de cumprir ordens pura
e simplesmente e prestar mais a atençao neste Brasil varonil onde 40 mil
pessoas são mortas por ano, de forma violenta, na guerra social que vivemos.
Vivemos em um país em guerra social e nossos patroes ignoram essa pauta porque nao
há dinheiro a ganhar, noticiando isto, questionando isto, indo fundo nisto.
Que eles ignorem, a gente entende, mas que façamos a mesma coisa - nós que
somos instrumentos deles - é um absurdo. Porque nessa guerra social, eles
estao em suas salas refrigeradas e protegidas - e nós, jornalistas, estamos no
meio da rua - como aquela reporter do Dia que citei aí atrás, pensando no que
estava fazendo, dentro de uma vala, na boca de um morro, com tiro comendo por
todos os lados. Nós, Cezar, estamos começando a ser vitimas dessa guerra social.
O que ganha um jovem reporter, como o seu filho Rodrigo ou o meu Max, no meio
de um tiroteio entre traficantes e bandidos - um pé de página de qualquer
noticiario de cidade em qualquer jornal no Brasil? Experiencia?
Porque grana, mesmo, estagiario nem vê cheiro - é obrigado a trabalhar
de graça. Coisa que nem aviaozinho do trafico faz.  E para que? Porque nao ir
fundo na pauta guerra social e tentar, através da luz que a gente pode jogar
nesse assunto que está na escuridao (porque isso interessa aos patroes) e
começar a procurar soluçoes? Nao é este papel da imprensa, mostrar a realidade e
propor soluçoes? Cezar, nao existe cidadania sem informaçao. Como o cara pode
exercer os seus direitos se nem sabe deles? Entao qual é o papel da imprensa?
Ontem, na Cinelandia, fiquei emocionado com o depoimento de uma senhora, anunciada
como "personagem de materia do Tim Lopes". Ela,  de viva voz como eu,  pediu
Justiça Para o filho dela, sequestrado e morto por um juiz de Angra dos Reis.
Ela disse o nome completo e a vara em esse juiz trabalha que,  segundo ela,  matou e
sumiu com o corpo do seu filho. Exatamente como aconteceu com Tim, unico a dar
voz a ela, numa materia. Ela disse que, hoje, depois da barbaridade que esse
homem fez com o filho dela, só conta com sua disposiçao de mae e sua voz, para
clamar por  justiça. Ela disse que contava com nós, jornalistas, para levar
adiante a sua denuncia, como Tim tinha feito, porque não via outra coisa a fazer a
não ser gritar. Cara, fiquei emocionado com a senhora e vi que nao sou só eu que
reclamo da midia, por suas omissões. Espero que os coleguinhas tenham anotado a
pauta Vi que nao sou eu só que me queixo da omissao da midia. Voce é testemunha,
Cézar, da minha luta junto aos coleguinhas para que a verdade - nesta historia
da urna eletronica - apareça. Po, cara, como é dificil! As materias sobre esse
assunto são sempre vetadas pelas chefias. Como o Evandro fez com a materia do
Azenha e da Cristina Guimaraes do ano passado, contando a fraude nas urnas de
Teresópolis. Cezar, estou convencido de que ou a gente parte para dentro
nestas coisas ou vamos ver o nosso país mergulhar, cada vez, na barbarie. Vamos
virar Colombia rapidinho. Barbarie que poe de repente, lado a lado, os
bandidos que trucidaram Tim e o juiz que trucidou o filho daquela mulher, que nao
gravei o nome, que falou ontem na Cinelandia. // Voltando ao que falei lá, que
nem me lembro direito porque na hora fiquei muito emocionado,  contei toda a
historia da Cristina Guimaraes, essa que escrevi no email, tim-tim por tim-tim. E
pedi, no final, mais uma vez, que nos,  jornalistas, pensassemos no nosso
papel nessa injusta sociedade brasileira porque informaçao é direito - nao é
mercadoria. // Pois logo em seguida, nao sei se imediatamente, falou o Cezar
Seabra,  com quem sempre tive uma excelente relaçao pessoal, para dizer em nome dele,
imagino, que o momento não era para essas coisas, era de união, de
concordia, etc etc. Pô, se 200 ou 250 jornalistas, pê da vida com o que aconteceu,
não é momento da gente falar, qual vai ser? Logo depois o Ali Kamel,
hoje um dos graúdos da Globo, pediu a palavra. E contestou o que eu tinha
dito sobre Cristina. Disse que a a historia da Cristina Guimaraes nao era como eu
relatara, que a direçao da emissora soubera das ameaças a ela
através do comunicado do juiz trabalhista, que ele nem ninguem na
emissora sabia que ela estava sendo ameaçada (portanto, uma mau carater por ter
recorrido primeiro a justiça, entendi) e que o papel dela, na materia "Feira das
Drogas" fora pequeno e secundário. Portanto, a desqualificou. Cara, cheguei
a passar mal de indignaçao. E só nao o interrompi por educaçao. Ninguem
contestou o que ele disse, ficou por isso mesmo, a manifestaçao terminou
com alguns rezando.  Bom, amigo, é isto aí. Espero que os coleguinhas
presentes tenham "filmado" tudo e reportem tudo direitinho. E avaliem com quem
está a razão. Cristina ou Kamel.  /// Bom, Cezar, se dei alguma contribuiçao
nisso foi a de desentocar os caras. Porque a direçao da emisssora estava muda
- apenas falando, via materias nos seus noticiarios, o que a
interessava. Companheiro combativo desentoquei os caras - como desentocamos
o Jobim,na semana passada, quando foi obrigado a sair com o Laudo da Unicamp
embaixo do braço, para contestar as
verdades que dissemos no seminario do voto eletronico - que a tevê
camara exibiu ontem em grande estilo, como voce tinha dito que ia acontecer. Aconteceu
e eu fiquei feliz da vida - está começando a brilhar a luz da verdade nesse
assunto, luz que o TSE quer manter apagada.  Abraço grande, tudo de bom
para voce, Nelia e o Henrique.

ps. Quanto a Globo aceitar Cristina na sucursal de Brasília,
companheiro, é obvio que deveriam ter feito isto no ano passado, quando rolou a
primeira ameaça a ela. Ou mesmo no momento em que sequestraram o Beto, do Esporte
Espetacular, querendo saber quem tinha feito a materia "Feira das Drogas" na Rocinha.
Se  naquela epoca nao fizeram nada pela Cristina, acho , muito menos farão
agora - com toda essa confa no meio da rua.

ps 2  - Acabei de ler a materia do "Globo" sobre o ato de ontem na Cinelandia. Nao saiu uma linha sobre Cristina Guimaraes. Nem contra, nem a favor. Ignoraram. Fazem de conta - como sempre - que não é com eles. Detalhe, os jornalistas reportados, da manifestaçao, foram o Schoreder e o Ali Kamel. Para não pegar absolutamente mal, também deram meia frase para o presidente da ABI, Fernando Segismundo, e um espaçozinho para o André Luiz - o cunhado do Tim que, emocionado, falou que as forças armadas deveriam ocupar todos os morros do Brasil. Êta jornalismozinho ruim, sô.

Cezar Moura da Motta gravada:

Responder a