Segundo Marx(olhe como o cara pensava longe), o conceito de densidade demográfica é relativo. Um país, com pouca população, mas com um grande sistema de comunicação moderno, é mais densamente povoado do que outro com grande população mas desprovido de um sistema de comunicação eficiente. O Brasil precisa das duas coisas: mais sivans (corrigidas as distorções) e um plano de ocupação racional e estratégico com seres humanos.
----- Original Message -----
From: Cordioli
Sent: Tuesday, July 30, 2002 9:59 AM
Subject: [VotoEletronico] Semelhança.

De um artigo da folha de 27/07/02, sobre a Amazônia e o Sivam.
 
A Amazônia tem uma área de aproximadamente 5,2 milhões de km2.
Nela cabe toda a Europa Ocidental e ainda sobra algum espaço.
 
De nada adianta saber que há uma aeronave em atitude suspeita num determinado ponto da floresta, se não houver meios de interceptá-la.
De modo análogo, é inútil tomar conhecimento de que garimpeiros despejam mercúrio num rio, se a PF ou o Ibama não tiverem condições de agir.
A escolher entre alternativas lógicas, teria sido provavelmente mais útil ampliar os efetivos e equipamentos de instituições como a PF sem o Sivam do que construir o sistema de radares e não ter condições de atuar contra ilícitos.
 
Fica a sensação de que o Brasil gastou um dinheiro que não tinha para comprar um carrão importado que vai trafegar sobre estradas esburacadas.
Guardadas as devidas proporções, mutatis mutandis, é a mesma sensação que tenho ao conhecer as mazelas do processo eleitoral e não ter como evitá-las, a sensação de energias úteis e produtivas simplesmente desperdiçadas.
Melhor seria, talvez, desconhecer tais mazelas. Dormiria melhor.
O conhecimento, em determinadas condições, é apenas indutor de sérios desconfortos.
 
Abraços
Cordioli
 

Responder a