Nao deixem de ler esta entrevista do Lula ao jornal "O Globo". E os seus
elogios a "isenção" das empresas Globo (especialmente a Rede Globo de
TV) nas eleiçoes, como também a não intervençao do Governo no processo
eleitoral.

http://oglobo.globo.com/pais/35428893.htm#top
Title: O Globo On line
GLOBONEWSMAILCHATSHOPPING | BUSCA:    CANAIS:  Escolha um ... Astral Big Brother Brasil Busca Celebridades Chat Cidades Criança Dicas SP Dirce Diversão & Arte Economia Educação Empregos Esportes Faça sua página Fórum GloboNews Express Humor Jogos Mail Mictório Moda Música GLOBONEWS Palm Papapops Paparazzo Promoções Serviços Sexo Shopping Teen Tilt Total Tempo TV Globo ---------------------------- As Religiões Apontador Bacaninha Banheiro Feminino Casseta & Planeta Charges Como Vai Cultura Inglesa Emagrecimento Enquetes Época O Globo On Line Guerreiros da Amazônia Guga Intermega Oriente-se Ovoneles Petsite Planeta Imóvel Portal da Mônica Portal X RadioClick Rico Roberto Carlos Sandy e Junior Senna Tudo da música Turma do Chiquinho Voxcards Zezé di Camargo e Luciano 10 em tudo
 Rio de Janeiro
mín.: 20º
máx.: 33º
DÓLAR - 02/08/2002
Hora Venda Compra
09h33 3,2 3,15
09h52 3,115 3,09
10h00 3,165 3,08
10h35 3,075 3,065
11h00 3,09 3,085
11h17 3,035 3,02
11h49 3 2,99
12h00 3,02 3
12h29 3,06 3,035
13h00 3,045 3,025
13h02 3,07 3,04
14h00 3,07 3,05
15h00 3,07 3,05
15h10 3,055 3,04
15h48 3,01 3
16h00 3,037 3,025
17h00 3 3,01
valores em reais
cotações dos últimos 3 meses

BOLSAS - 02/08 - 17h30m
Bovespa 92.38/0.95%
Dow Jones -193.49/-2.27%
FTSE 31.00/0.77%
Nasdaq -32.08/-2.51%
Nikkei -83.85/-0.86%
S&P500 -20.41/-2.31%

 SERVIÇOS
  Conversor de moedas

 BUSCA
Digite uma ou mais palavras para acessar o conteúdo desta editoria
Edição do dia
Ok
Últimos sete dias
Ok

Rio, 3 de Agosto de 2002
Volta para O País

Candidato elogia a atuação da Rede Globo e afirma que esta é a campanha mais isenta dos últimos tempos, com todos tendo a mesma atenção nos meios de comunicação

‘O debate tem que ser sobre programas’

“Baixaria não leva a nada”, é o que diz o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, ao afirmar que o comportamento dos seus competidores — Ciro Gomes, José Serra e Anthony Garotinho — até aqui tem sido acima da média e que o próprio presidente Fernando Henrique Cardoso não tem se intrometido na disputa. Depois de destacar, em entrevista dada ontem à revista americana “Time”, que a cobertura da Rede Globo nestas eleições tem sido um dos fatos mais importantes para a democracia, Lula, em entrevista ao GLOBO, fez uma análise do comportamento geral da mídia na cobertura da campanha para a Presidência da República.
Jorge Bastos Moreno
SÃO PAULO

Os analistas dizem que há três componentes novos na eleição: o equilíbrio da competitividade dos candidatos, as pesquisas que alimentam semanalmente e a ampla cobertura da mídia. Chegam ao ponto de dizer que a mídia eletrônica está antecipando a escolha dos indecisos, tornando quase inócua a aposta no horário eleitoral gratuito.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: Não diria que a mídia eletrônica anula o horário eleitoral, porque você vai usar o tempo do horário gratuito para vender o programa de governo, que muitas vezes não sai na cobertura diária. De qualquer forma, acho que é uma coisa extraordinária. Com isso, vai informando, vai preparando melhor a sociedade. Vai fazendo a sociedade se decidir com mais clareza, até um pouco bem antes das eleições. Acho que esse é o mais importante acontecimento destas eleições: o interesse da mídia eletrônica.

Em entrevista à “Time”, o senhor destacou a importância da cobertura isenta que, segundo o senhor, a Rede Globo está fazendo.

LULA: Mas isso nem é preciso dizer só à “Time”. Mas para qualquer órgão de imprensa, inclusive O GLOBO. Acho que a Rede Globo está tendo este ano um comportamento exemplar. Já tinha dito publicamente que, em 98, a cobertura mais isenta das eleições tinha sido feita pelo jornal O GLOBO. Acho que a TV agora está fazendo uma cobertura excepcional. Primeiro, porque está cobrindo em igualdade de condições todos os candidatos, dando o mesmo tempo para todos. Acho que não existia isso nas eleições passadas. Às vezes o candidato do governo entrava mais, o candidato da oposição entrava menos. Hoje, repito, está todo mundo entrando em igualdade de condições. Acho isso ótimo para a democracia e, sobretudo, ótimo para os próprios meios de comunicação.

O senhor acha que a mídia, de um modo geral, tem tido isenção nesta campanha ?

LULA: Acredito que onde a gente tem mais tranqüilidade na mídia é exatamente no rádio e na televisão, naquilo que você faz ao vivo.

Por quê?

LULA: A imprensa escrita é sempre mais delicada. Primeiro, o fotógrafo tira 80 fotos e manda para o editor escolher. Nem sempre a foto que sai é aquela em que você está melhor. Segundo, em alguns jornais, as manchetes nunca estão de acordo com o texto. As manchetes são mais sensacionalistas. São mais para vender jornal. Muitas vezes, você vai ver a manchete e depois ler o texto e descobre que não tem razão de ser aquela manchete. Em terceiro lugar, quem escreve as reportagens é um ser humano, que tem posições políticas. E, muitas vezes, por mais isento que seja, ele deixa escorregar suas afinidades ideológicas. Por isso, acho que a cobertura da imprensa escrita é mais vulnerável do que uma entrevista ao vivo, no rádio e na televisão, ou um debate.

Por quê?

LULA: Porque mesmo que você seja encurralado por um jornalista, por estar ao vivo, as pessoas vendo e ouvindo podem fazer seu juízo de valor. Na entrevista escrita, você fica por conta do caráter, da honestidade de quem a faz.

Mas essa vulnerabilidade não deve ser recíproca? O repórter também não fica por conta do caráter e da honestidade de quem diz uma coisa e, ao ver a repercussão, volta atrás e acusa o repórter e o jornal? Nesse caso, não há o julgamento do caráter e da honestidade do entrevistado?

LULA: Isso também acontece. Muitas vezes as pessoas falam e depois negam. Isso também é uma coisa corriqueira.

O senhor não falou do outro fenômeno: as pesquisas. Elas têm essa influência toda?

LULA: Não dou essa excelência de importância às pesquisas. Acho que elas oscilam de acordo com os acontecimentos, de acordo com a onda da semana ou do mês.

O senhor acha que o presidente Fernando Henrique está tendo a atitude que se espera de um governante na eleição?

LULA: Acho que até agora o presidente não tem se metido muito. Não sei se é porque as pesquisas estão dizendo que mais de 60% não votariam no candidato apoiado por ele ou porque a situação econômica do país está muito mal. O correto é que o presidente da República precisa ter a postura de magistrado. Ele não pode se meter de corpo e alma em qualquer campanha eleitoral. Precisa ser uma espécie de ser superior, acompanhando o processo eleitoral.

Ele está agindo assim?

LULA: José Serra é o candidato dele. O PSDB é o partido dele. O que ele tem de fazer para ajudar Serra de forma natural, conta com a compreensão, acredito, de todos nós. A gente vê isso como coisa natural. O que não seria certo é se ele usasse a máquina eleitoral para favorecer seu candidato.

Ciro Gomes disse que o programa de governo dele está mais próximo do candidato “Lula novo”. Quem é o “Lula novo”?

LULA: Lula novo? (às gargalhadas). Não sei o que é isso. Essa pergunta deve ser feita ao Ciro.

De modo geral, os candidatos estão se comportando bem na campanha?

LULA: Acho que se a gente não trabalhar direito para manter o nível de respeito não está contribuindo para a politização da sociedade. A baixaria não leva a nada. O debate tem que ser sobre programas que cada um quer realizar, se eleito presidente. Acho que os debates têm que ser de alto nível. E acho que até agora o comportamento de todos tem sido acima da média.

Leia mais

Patrícia, Rita, Marta, Benedita e Rosinha. Nunca uma campanha eleitoral teve tantas mulheres em evidência. Qual delas brilhará mais até o dia 3 de outubro?
Votar

Agência O GloboAnuncieArquivo PremiumAssine O GloboBalanço social InfogloboClassificadosClube do Assinante
ExpedienteFale conoscoPainel de leitoresPrograma cultural O GloboQuem lê jornal sabe maisSite publicitário Infoglobo
© Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Responder a