Francisco, o fato é que uma revolta na Praça de Maio aqui pertinho, é notícia internacional, a morte de dois árabes e um judeu em confronto armado, os judeus de fuzis e os árabes na base da "pedrada" ou homem bomba é notícia internacional, a "chupada" em um presidente estadunidense é notícia internacional, mas a morte diária de milhares assassinados no Brasil pela violência urbana e pela fome é acobertado.
É a vida "pacífica" de um povo feliz. Feliz e otário!
Assim as nossas guerras e lutas não entram para a História, são aviltadas, mas todos conhecemos a Guerra da Secessão.
Mas uma guerra que mudou a História Mundial, criando dois países, que se deu inicialmente no Brasil, poucos conhecem. Foi aqui que Anita, brasileira e Garibaldi, italiano, iniciaram uma guerra que resultou na existência de dois países, Uruguai e Itália, quando Garibaldi fugiu para sua terra natal, deixando os "castelhanos" como resistência no extremo sul do Brasil, criando um país independente, o Uruguai. Junto com Anita, Garibaldi reunificou a Itália, prendeu o Papa da época em Roma etc.
Anita, na Itália, é aclamada como a "Heroína dos Dois Mundos". No Brasil é a "amante de Garibaldi".
Pergunte, quem foi este Garibaldi? Ah, aquele da "Vila Sésamo" né? ... :O(
Este é apenas um dos muitos fatos históricos que mudaram o Mundo e que fazem parte da História do Brasil.
O General Lee todos conhecem, não é mesmo?
A Revolução Francesa matou muitos, mudou a História do Mundo não pelos fatos sangrentos, mas pelas idéias que proclamou.
É triste ver um povo que não conhece e não reconhece o sacrifício dos antepassados que tanto sofreram e lutaram para deixar este imenso País para eles.
É triste...
Economia periférica?
O Mundo sofre mais com a economia do Brasil do que nós com a do resto do Mundo. Isto é um fato econômico. A Europa e EUA, assim como outros países industrializados só conseguiram manter suas economias com a exploração de nossas matérias primas e de nossa barata mão de obra apta a produzir, para apropriarem-se das nossas riquezas, vejam as disputas entre as empresas dos EUA e as européias dentro do Brasil.
Alguém disse que a Shell ameaçou de ir embora do Brasil, que bom! Por que já não expulsaram antes? Se é a Petrobrás que corre os riscos e produz, eles só levam o lucro limpo? Doem a Companhia para um brasileiro, assim não mandarão mais os lucro$ pelos ralos e pelas CC5.
Qual país do Mundo tem tanta autonomia, qual país reúne tecnologia suficiente para produzir e tem matéria prima, capacidade agrícola, além de mão de obra capacitada como nós? Todos os países dito ricos têm enormes gargalos de dependência. Por isto acordamos com o FMI US$ 30 bilhões, para ajudar a campanha. Aliás, a campanha do $erra é BILIONÁRIA.
Esqueçam o milhões, isto é troco.
O Brasil é o país de maior importância estratégica do Planeta para a economia mundial.  Por isto a crise mundial está aí, porque temem que o Brasil mude o rumo. Duvidam? Percebam os fatos econômicos noticiados. Quando e Enron faliu quem salvou? A "privatização brasileira", assim como as "teles" etc. Como reage o mercado quando o povo se agita?
Os estadunidenses não querem nosso aço? Experimentem ameaçar de não fornecer mais minério de ferro para o Mundo. A lacuna que fica, sofremos nos dois setores específicos, mas eles sofrerão em toda a indústria e no desequilíbrio do mercado.
Nós teremos grande alavancagem em nossa indústria pelo vácuo deixado por eles.
Nós importamos o quê? A maioria das coisas que fabricamos e uma imensidão de porcarias, da China, da Coréia, filmes enlatados, "royalties" para usarmos nomes em porcarias que pagamos uma fortuna, Mac Donald's, etc. Importamos só porcarias. Precisamos destas porcarias?
O que mais precisamos podemos facilmente produzir aqui. Exportamos o quê? Minérios, matérias primas, grãos, etc. Os produtos manufaturados todos são subfaturados, além de um enorme contrabando de riquezas que vão desde urânio, ouro, pedras preciosas, espécies da nossa biodiversidade, animais exóticos para eles, nativos para nós, contrabandeamos dívidas fabricadas, o sangue dos nossos trabalhadores e ficamos com o sacrifício de um povo empobrecido e desempregado. Sem futuro.
Estamos no deserto?
O Brasil é o terceiro maior "risco do Planeta" para o mercado financeiro? Ah, "me engana que eu gosto"

Jefferson Abreu