Sent: Tuesday, August 13, 2002 5:34 PM
Subject: [VotoEletronico] FC - O preço do pavão

Jornal do Commercio e Folha de São Paulo

Carlos Heitor Cony
O preço do pavão

Recebo do leitor Rubens Ferreira da Rocha ([EMAIL PROTECTED]), de Rio Claro, SP, um e-mail comentando crônica que publiquei semana passada sob o título Triste balanço. Diz o leitor:
"Há muitos anos, eu trabalhava na esquina da Avenida Rio Branco com o Largo da Carioca. Pela janela via uma agência da fatídica Coroa-Brastel. Todos os que conhecia aplicavam suas sobras lá e, não poucas vezes, fiquei tentado a descer e largar lá minhas ínfimas economias. O que me impedia era a pergunta: Como é possível pagar juros mais altos do que o mercado? É muito simples. Só seria possível o milagre se a entrada de dinheiro fosse sempre muito, muito mesmo, maior que a saída. No dia em que parasse de entrar dinheiro, ou alguma coisa abalasse a credibilidade da coisa, estariam quebrados. E foi o que aconteceu.

O Plano Real foi uma cópia em grande escala dessa aventura. Com ou sem paridade cambial o negócio não se sustentaria. Lembro-me de que na implantação do Plano Real o Governo dizia que tinha US$ 40 milhões para suportar o plano. Está aí a confissão. Foram-se os milhões, foram precisos novos empréstimos e mais outros. Tudo isso para possibilitar a eleição de um pavão, e depois seu segundo mandato. O plano devia ter terminado muito antes. A diferença entre o Coroa-Brastel e o Real é que os que perderam dinheiro no primeiro caso, perderam voluntariamente".

Não sei se os dados do leitor confere. Não acompanhei em detalhes o caso do Coroa-Brastel, mas o do Real aí está, na cara de todos nós. Deu uma estancada na inflação a um custo que ainda não podemos calcular.
A maior - e única obra - dos oito anos do atual Governo, foi o combate à inflação. Ao contrário das obras que ficam, como as de Rodrigo Alves, Vargas e JK, a obra de FHC foi efêmera, diluiu-se durante o segundo mandato e deixará uma herança negativa que continuaremos pagando.

Sérgio Salgado

* [EMAIL PROTECTED]

Responder a