<<<Outra ação sistemática: a dificuldade criada para a obtenção,
por parte dos partidos políticos, do BU. Pelo menos no Rio de
Janeiro. Em Santa Tereza, mesários jogavam para o alto
(literalmente) a determinação do TRE para que os boletins
fossem entregues. Apenas diziam que havia sido revogada (a
determinação datava de 05/10/2002).>>>

Fui presidente de mesa, e recebi um manual do TRE e uma apostila do
cartório, que às vezes eram conflitantes.  Essa apostila dizia, por
exemplo, que não era necessário afixar uma cópia do BU na escola (contrário
ao que dizia o manual), que deveria ser entregue essa cópia aos
supervisores, que eles se encarregariam de afixar.  Não houve, na minha
seção, instrução de que os boletins não fossem entregues aos fiscais.
Houve sim, uma recomendação de que não se imprimisse muitos BU's além dos 5
exigidos (3 em envelope lacrado, 1 entregue ao supervisor, e 1 entregue aos
fiscais), porque não haveria papel suficiente na impressora, mas foi
impresso, na minha seção, o BU para os fiscais.  Os únicos fiscais que
apareceram na minha seção (até a hora que fui liberada, pouco depois das
18:00) eram do PSB e apenas anotaram os resultados que interessavam, mas
não levaram o BU.

Quanto a problemas em relação ao Brizola, eu (opinião puramente pessoal)
achei a campanha dele muito fraca.  No Rio de Janeiro, era pra ver "Brizola
para Senador" pra todo lado, mas vi muito pouca propaganda.  Tive na minha
seção um senhor humilde com uma cola na mão, em que o número do primeiro
senador era 155, e o segundo era, visivelmente, um 122 alterado para 722
(colocaram um tracinho no 1).  O eleitor digitava 722 e na tela não
aparecia a foto, claro!, não existia candidato com número 122.  Chegou a
dizer que achava que era 122, mas agora estava vendo que era 722!!!!
Ainda perguntei para ele se ele sabia o nome do senador que ele queria
votar (aí eu diria para ele procurar na lista), mas ele disse que não
sabia!!!  Eu não podia dizer para ele votar no 122, mesmo sabendo que era
esse que ele queria, se nem ele mesmo sabia nem o número nem o nome do
senador que ele queria votar.  Deu dó, mas ele anulou o voto ao digitar
(pela quarta vez) o número 722 e confirmar.

A apostila dizia também que não era necessário anotar NC ou NÃO COMPARECEU
no lugar da assinatura dos faltosos, alegando pressa.  Mas eu fiquei
achando que podiam aproveitar esses e incluir votos, colocando uma
assinatura qualquer nos lugares, e acabei aproveitando o tempo que eles
ficaram consertando a impressora e imprimindo os BU's para anotar NC em
todos os faltosos.

Cordialmente,
Eneida Melo

                   "mcdebate" <[EMAIL PROTECTED]>          Para:
[EMAIL PROTECTED]
                   Enviado Por:                              cc:

                   [EMAIL PROTECTED]        Assunto:
[VotoEletronico] Re:[VotoEletronico] Doce de
                   n.com.br                                   criança

                   09/10/2002 10:13

                   Favor responder a voto-eletronico

 -

Meu caro Maneschy, tudo bem?

Uma pequena correção: o TSE este ano entregou, em CD-ROM, a
relação de votos por urna. O arquivo veio num formato um
pouco diferente do que eles haviam dito, mas deu para extrair.
É bom que se diga que o prazo de impugnação já está esgotado.
Este foi o verdadeiro sentido da proclamação do resultado
pelo TSE, mesmo ANTES do final da apuração. O argumento usado
pelo TSE foi o de facilitar a vida dos dois candidatos e
permitir que a campanha fosse iniciada imediatamente. Os
próprios candidatos (Lula e Serra) fizeram um acordo para só
começarem a fazer campanha segunda-feira.

O Jefferson tem razão quando diz que a fraude não se limita
àquela existente no próprio sistema (embora esta seja a
fundamental). No Rio de Janeiro, em Santa Tereza (sem
desmerecer, não estou me referindo à perifeira de Varre-e-
Sai) havia mesários fazendo a tal "colinha" que o TSE
instituiu. Além de instituir a colinha, o TSE quis botar o
Exército para prender (violando as atribuições
constitucionais) quem estivesse fazendo boca-de-urna. Pois
bem, houve caso de uma senhora (com jeito de não saber como
votar, demonstrando insegurança) dizer que iria votar em
Brizola e mostrou a colinha recebida para uma outra pessoa
visualmente identificada com Brizola (boné, etc). Surpresa!
Surpresa? O voto era para Crivela e Sérgio Cabral. Qual a
materialidade da denúncia? Nenhuma.

[...]

E há caso de partidos que ficaram com a presidência da
interpartidária regional (não estadual) e ficaram com todas
as cópias dos boletins, impedindo o acesso aos mesmos por
parte dos demais partidos. Apenas para esclarecer, não foi do
pessoal do Serra. Aliás, no Rio de Janeiro, nenhum dos
partidos que apóiam Serra demonstrou interesse em participar
dos comitês, exceto do Estadual. Certamente eles já estavam
bem representados por funcionários, quiçá juízes, da Justiça
Eleitoral.

Eu tenho muitos amigos brizolistas e outros anti-brizolistas
(para quem não é do Rio, explico: esta divisão, ou seja,
Brizola como referencial, é mais comum que vocês possam
imaginar). Os brizolistas, evidentemente votaram em Brizola e
muitos anti-brizolistas também!
O que se via? Carros com adesivos de Lula, Bené e Brizola;
Ciro, Jorge Roberto e Brizola; Lula, Jorge Roberto e Brizola.
E qual o resultado? Brizola em sexto lugar!

Neste caso (viu Jefferson? bem sei que você considera este um
caso relevante para a fraude) qual a explicação política? E
aí, surgem alguns analistas políticos tentando justificando o
resultado. Não dá!

Manoel Carlos