João Carlos e Cel Roberto Monteiro de Oliveira,

Peço  desculpa se minha intervenção sobre o Dr. Enéas soou pejorativa.
Acompanho  a  carreira  dele  há  tempos,  mas é claro que em época de
eleições  o  assunto  sempre  vem  à tona, e acaba-se tendo muito mais
informações.  Tenho  o  maior  respeito  por ele como político, e como
profissional  da  área  da  saúde  só posso aceitar o que leio e ouço,
sempre altamente elogioso.

É  um  fato  inegável  que  Dr.  Enéas usou de artifícios extremamente
criativos para, num curtíssimo espaço de tempo que teve como candidato
à  Presidência da República em pleitos anteriores, se tornar conhecido
pelo  Brasil inteiro. Da votação expressiva que teve em todas as vezes
que  concorreu  para  presidente,  é  claro  que muitos votos foram de
eleitores  que  estavam descontentes com os outros candidatos. Isto se
chama  voto  de  protesto, que pode manifestar-se desta forma, isto é,
votando  num  candidato  que não tem a mínima chance de ser eleito, ou
então pelo voto nulo. Só que o voto nulo é um cesto onde caem todos os
votos  inválidos,  desde os de pessoas irritadas por serem obrigadas a
votar  até  os erros, voluntários ou não. Se existisse a possibilidade
de  manifestar  o  protesto de outra forma, como o voto em Cacareco no
passado, estes eleitores o fariam.

Para  as  eleições proporcionais deste ano, tenho a firme convicção de
que,  se estivéssemos usando o método tradicional de cédulas de papel,
Dr.  Enéas ainda seria o deputado mais eleito, mas com um número menor
de  votos.  Ouso dizer que os votos dados espontaneamente a ele seriam
próximos  dos da Dra. Havanir, candidata do Prona a deputada estadual,
sempre  apoiada  por Enéas. Isto é, o eleitor que protesta materializa
sua  indignação  no  Dr  Enéas  mas não na Dra. Havanir, que não tem o
histórico  dele. O eleitor que vota no Dr. Enéas pelas suas qualidades
vota também na Dr. Havanir.

Esta  minha  análise  é  superficial,  é  claro,  e  sujeita  a muitas
correções   e  objeções.  Eu  apenas  quis  explicar  minha  linha  de
reciocínio.  Mas  volto  a  ressaltar  que  não  tenho nenhuma posição
negativa  contra o Prona e, principalmente, contra o Dr. Enéas. Espero
sinceramente  que,  em Brasília, represente condignamente os eleitores
que o elegeram e possa propor as soluções que tanto este país precisa.

A respeito de [VotoEletronico] Re: [VotoEletronico] Fw: [VotoEletronico] Re: FC-
Reformaspolíticas,