Amilcar,

Posso ter entendido errado, mas acho que o que o Cel. Roberto sugeriu não
foi construir um simulador como foi a proposta anterior.  Entendi que ele
propôs uma ação judicial para testar a própria urna deles.  Entraria
naquela discussão se a Justiça comum aceitaria essa ação, visto se tratar
de assunto de competência da Justiça Eleitoral (ou não?);  ou, no caso da
Justiça Eleitoral, se esta não iria rejeitar a ação logo de cara, por
motivos políticos.

Eneida Melo
SUNCE/CEDES/CECAT
ramal: 4496

                   Amilcar  Brunazo Filho                    Para:     [EMAIL
PROTECTED]
                   <[EMAIL PROTECTED]>                  cc:

                   Enviado Por:                              Assunto:
[VotoEletronico] Propostas....
                   [EMAIL PROTECTED]

                   n.com.br

                   12/06/2003 08:23

                   Favor responder a voto-eletronico

 -

Cel. Roberto,
(desculpe a demora em responder)

Complementando a resposta do Maneschy, relembro que a questáo da "urna de
demonstração que frauda" já havia sido debatida aqui na lista , no ano
passado, quando chegamos à conclusáo agora reafirmada pelo Maneschy:

A partir de 2000, os TREs , por orientação do TSE, baixaram portarias
enquadrando como crime produzir, portar, usar qualquer equipamento que
possa ser classificado com simulador de urna eletrônica.
As portarias de cada Estado sáo muito semelhamtes mas as vezes enquandram o

mesmo ato em artigos diferentes da lei eleitoral.

Ainda há poucos dias atrás colocaram aqui na lista a noticia de que um
procurador eleitoral deu parecer a favor da cassação o governador do DF, o
Roriz, por causa daquelas "urnas falsas" (na realidade eram simuladores de
urnas) apeendidas em Brasília antes da eleição. A nota até citava o artigo
da lei eleitoral que estaria sendo infringido.

De qualquer forma acontece exatamente o que disse o Maneschy: sabendo que o

urna atual  não resiste a um teste de ataque por gente capaz, o TSE tratou
oficializar a interpretação de que simuladores de urna são crime.

Por este motivo, no ano passado, depois de consultar os colegas que seriam
diratemanete envolvidos no teste e mais dois advogados que tem trabalhado
conosco nos casos de fiscalização, o adv. José Roberto Rocha, de Camaçari,
e a adv. Maria Aparecida Cortiz, de São Paulo, decidimos que não iriamos
constriuir o tal protótipo de urna, por que percebiamos que isto seria
usado contra nós. Os juizes eleitorias simplesmente nos enquadariam nas
tais portarias e divulgariam que o pessoal do Voto-e estariam falsificando
urnas para fraudar a eleição. Dificilmente conseguiríamos reverter na mídia

a má imagem que criariam de nós.

A decisão de não constriur tal protótido não foi muito bem recebida por
alguns colegas aqui da lista, como o Cordioli e o Haddad, que passaram
chamar de covarde (por deviam pensar que eu tinha medo de ser preso) e até
de sabotador da luta de nosso grupo por que exigiam ação mais agressiva de
mim.

Não adiantou eu dizer que eu não proibia ninguém de construir tal protótipo

e que, se eles quisessem, que o construissem. Eles atinaram que era eu que
devia fazer isso.
Me incomodou aquela rusga que resultou na saida voluntária daqueles dois
participantes da lista, não antes de muito insinuarem e a até me ofenderem.

Por este motivo demorei a entrar nesta discusão de novo.