As pessoas não costumam levar em consideração que o computador faz o que estiver programado e que os programas podem mandar o computador fazer qualquer coisa.

Fazer o que? Venderam a idéia de que computador é seguro e as pessoas acreditam.
No fundo, o povo brasileiro merece mesmo a urna eletrônica.

Andrade,

Parece-me que seus conhecimentos de informática são superficiais. Se
eu estiver enganado por favor corrija-me.

A urna eletrônica, como qualquer programa que use acumuladores - e é
este o princípio: somar 1 num determinado acumulador a cada vez que
alguém vota -, quando o presidente da seção encerrar a votação, pega
todos os acumuladores e transfere seu conteúdo numa lista impressa, o
famoso boletim de urna. É neste momento que uma eventual fraude seria
feita, transferindo votos de um acumulador para outro. Nesta hora
sabe-se quantos votos existem na urna, e se esse número é maior ou
menor que 50%. Eu dei 50% como exemplo, seria o parâmetro que eu
usaria se me fosse dada essa incumbência, mas poderia ser qualquer
outro.

Como disse o Kodai, este é apenas um exemplo, o mais óbvio. Qualquer
programador é capaz de achar dezenas de soluções mais inteligentes e
sofisticas. A vantagem de um programa - e também sua desvantagem - é
que se pode fazer o que se quiser, desde que se tenha os dados à
disposição.

Roger Chadel

A respeito de [VotoEletronico] Re: Importante analise das fragilidades do Sistema Eleitoral Eletronico,
em 2/11/2004, 10:55, Andrade escreveu:

> [...]
A> para outro que digitava no em um micro e imprimia, essa folha
A> impressa era filmada e a digitação desse voto também era filmada e
A> ainda o funcionário falava qual era o voto, era um ciclo constante.
A> Provavelmente cada TRE segue a regra geral e faz suas
A> adaptações no rito, o que torna este teste aleatório em cada
A> estado, pois, com base nas mensagens anteriores, cada estado faz
A> este teste em ritmo diferente.
A>
A>    Hoje é feriado, mas até o final da semana vou lá me informar
A> sobre os itens 1 e 2 e o 5 para saber quantos votos foram feitos
A> nas urnas que foram submetidas ao teste.

Grande abraço,

Roger Chadel

--------

    ////    Delenda est TSE
|   /    |  Se a urna não imprimir, seu voto pode sumir!
|--------|  www.votoseguro.org

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
Sexo é hereditário. Se seus pais nunca fizeram, você nao fará (David Zing)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \