http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=3847


Isto é mídia séria?
por Editoria MSM em 06 de julho de 2005

Resumo: Demissão do jornalista Olavo de Carvalho demonstra que a última coisa que interessa para o jornal O Globo é o leitor.

© 2005 MidiaSemMascara.org


O recente episódio da demissão do jornalista e filósofo Olavo de Carvalho, do jornal carioca O Globo, deve ser inserido num contexto mais amplo do que o de mera "contenção de despesas", como alegado pela direção do jornal.

Se por um lado trata-se de uma medida legítima visto que o jornal, por ser uma empresa privada, deve fazer o que achar mais sensato para manter sua operacionalidade, por outro como é possível que um jornal demita o único jornalista seu que há anos, de maneira sistemática, vem denunciando uma organização política à qual somente agora parte da mídia nacional está dando atenção, que é o Foro de São Paulo? Não existe mais o "furo" jornalístico? E a capacidade de análise e compreensão, vitais num jornalista político, e que foram demonstradas sobremaneira por Olavo de Carvalho em relação ao Foro de São Paulo, não contam?

O Foro de São Paulo contou na sua mais recente reunião, realizada na capital paulista, com a presença de ninguém menos do que o presidente da República. Explicando até a exaustão e de maneira solitária, durante anos, o funcionamento e objetivos do Foro, além de suas mais do que suspeitas ligações com organizações terroristas e do narcotráfico, para isso arcando com zombarias e ofensas, além do silêncio da grande mídia sobre um tema de importância vital para o país - em especial pelo fato de fazer parte de tal organismo o partido do presidente da República - aos olhos dos Editores de O Globo, Olavo de Carvalho não possui mérito algum como jornalista? São somente a adulação política e comprometimento ideológico com as esquerdas os fatores que definem um jornalista no Brasil atual?

Se for para “conter despesas” talvez fosse mais sensato demitir alguns dos notórios "baba-ovos" da redação de O Globo e que têm como única credencial terem mentido da forma mais desavergonhada possível, durante anos a fio, em favor dos gângsteres que agora enterram o Brasil sob o governo mais corrupto da história do país. O que é mais importante para um jornal, em especial para O Globo: ter uma rede de esquerdistas comprometidos com todo tipo de projeto socialista e que, ao verem o mar de lama no qual seus ídolos se afundam, bancam as vestais e passam a criticar o que até recentemente defendiam cegamente, pessoas que não pensam duas vezes em mentir e relativizar, a ponto de criar um mundo paralelo no noticiário, onde a realidade não conta, lesando com isso os leitores, ou um jornalista que conseguiu, de maneira pioneira, levantar informações sobre uma importante organização política continental?

Colocando de lado alguns destes mentirosos profissionais, além de cortar gastos, O Globo talvez conseguisse a vantagem extra de obter um pouco de credibilidade, algo que está cada vez mais difícil de ser encontrado em suas páginas

_________________________________________________________________
Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já! http://www.msn.com.br/discador

______________________________________________________________
O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu
autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao
representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E

O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
       http://www.votoseguro.org
__________________________________________________

Responder a