Não concordo em tudo com o Ale, porque com "capítulo", me referia neste tópico à organização que suporta, em certos aspectos, o movimento Wikimedia no Brasil. ONG é um termo destinado a organizações (pessoas jurídicas), que obviamente não se aplica a movimentos informais.

Porém, neste ponto sobre a transparência ele foi brilhante. Em outra ONG que participei até recentemente, a gente tinha uma regrinha informal: quem dava uma boa ideia, a tocava adiante. Se isso puder valer aqui, ou pelo menos neste caso, sugiro que o próprio Ale participe do primeiro Conselho Fiscal, e ajude a criar um processo de verificação dos documentos, publicação e transparência que impeça esse tipo de coisa e favoreça a conferência, com as implicações necessárias (sigilo bancário, dados pessoais, etc.). Acho ótima ideia buscarmos ser referência em transparência e gestão participativa. Será que o Instituto Ethos tem alguma recomendação ou certificação assim? Alguém conhece outras organizações com boas práticas na área para que possamos trocar umas figurinhas?

CB

On 28-10-2011 17:45, Mateus Nobre wrote:
Concordo com o Pietro, é função do C.F., e ele será eleito justamente para levantar a bandeira da transparência como OSCIP.

_____________________
MateusNobre
/MetalBrasil on Wikimedia projects
(+55) 85 88393509
              30440865
/

Date: Fri, 28 Oct 2011 11:43:49 -0700
From: pie...@usp.br
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] ongs

Sugiro que o processo de publicidade e transparência seja responsabilidade do conselho fiscal, após o recebimento das informações dos responsáveis.

Abraços,

Pietro

*De:* Rodrigo P. <wikiozymand...@gmail.com>
*Enviadas:* Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011 14:44
*Assunto:* Re: [Wikimedia Brasil] ongs

Concordo plenamente com:

"Podemos, inclusive, marcar um ponto de referência claro para outras ONGs
em termos de transparência e responsabilidade, e influenciar
transformações também nesse setor.

Por isso acho fundamental que cada nota fiscal referente a cada centavo
circulado por nossa ONG sejam imediatamente publicados na wiki, com
imagens digitalizadas dos documentos relativos."

(incluindo as notas fiscais das saunas do Argenton).

Em 28 de outubro de 2011 14:17, Alexandre Hannud Abdo <a...@member.fsf.org <mailto:a...@member.fsf.org>> escreveu:

    Ni!

    On 10/28/2011 01:07 AM, Castelo wrote:
    > O capítulo será uma ONG, isso é inevitável, e não é uma decisão
    nossa.

    O capítulo não é nem nunca será uma ONG. O capítulo é uma
    comunidade que
    interage com diversas instituições, uma das quais poderá ser uma ONG
    criada especificamente para facilitar processos relativos a essa
    comunidade.

    Há uma deficiência no movimento wikimedia de não exigir que essa
    postura
    seja explícita e reforçada ao redor do globo. Nós já influenciamos um
    bocado para mudar isso e não devemos serví-la gratuitamente no
    linguajar.

    > Para não sermos uma ONG, teríamos que ser uma empresa privada
    (sociedade)

    Não, poderíamos ser apenas uma comunidade sem instituição específica
    para cuidar dos seus processos e encontrar um arranjo com a WMF que
    satisfizesse isso, como a utilização de outras instituições e um
    escritório local ou coisas assim.

    Não sei se isso é preferível. Estou contente com a ideia duma ONG
    específica mas minimalista, de mero apoio, que não tenha um papel
    central. E acho que, existindo essa ong, haver também um escritório da
    WMF no Brasil é um desperdício de recursos dos doadores.

    > O que escolhemos foi ser uma OSCIP, que é um tipo de ONG
    habilitada a
    > firmar convênios e termos de parceria com o setor público e com
    > benefícios fiscais para si e para alguns doadores (as empresas que
    > tributam pelo lucro real).

    Ou seja, habilitada a (1) trabalhar pro governo e (2) desviar,
    ainda que
    legalmente, dinheiro de impostos para atividades da opção de grandes
    empresas do setor privado.

    Eu considero essa segunda possibilidade tão ou mais corrupta quanto
    qualquer outro desvio envolvendo ONGs e penso que deveríamos se
    possível
    ter no estatuto que jamais faríamos isso, mas cada macaco no seu
    galho.

    A questão de prestar serviço pro governo é aceitável, mas é discutível
    se uma ONG específica para servir o movimento wikimedia deveria
    ter esse
    tipo de relação com governos.

    > Isso é corrupção, e ocorre a toda
    > hora com empresas privadas em licitações diversas, lamentavelmente.

    De fato, o caso de corrupção reportado pelo Névio não tem muita
    consequência para nossas escolhas.

    Por outro lado, ressalta a oportunidade de plantarmos nossos pés no
    modelo wiki de transparência radical em todas as ações.

    Abs,

    q.